Prefeitura renova convênio com a EFASC Última atualização em, 08 de novembro de 2023

Um auditório lotado de estudantes, seus familiares e profissionais da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) testemunhou, na manhã desta quarta-feira (25), a assinatura do termo que renovou a parceria entre a Prefeitura Municipal e a instituição de ensino.

O convênio, com vigência de 12 meses, assegura o repasse de R$ 154.800,00 para a manutenção do educandário.

Na abertura do evento, o coordenador institucional da EFASC, Adair Pozzebon, apresentou informações sobre o trabalho da escola nos anos de 2022 e 2023. Pozzebon salientou que os recursos são vitais para que a escola possa colocar em prática seu sistema de formação. Para ele, a iniciativa da Prefeitura é uma política de apoio à manutenção dos jovens no campo.

“A Prefeitura é um parceiro histórico, contribuindo em várias frentes, mas especialmente para a oferta de uma educação de qualidade para os jovens rurais do município via Pedagogia da Alternância, onde os jovens não perdem o vínculo e pensam possibilidades e oportunidades na agricultura. Precisamos, cada vez mais, fazer com que a agricultura e a educação caminhem juntas na construção de um campo desenvolvido e com gente”, avaliou.

A prefeita Helena Hermany destacou o compromisso real de seu governo com as famílias do interior e enfatizou iniciativas que têm sido adotadas para levar mais qualidade de vida ao meio rural e combater o êxodo rural. “Não adianta fazer discurso, se não criamos oportunidades e os jovens não vislumbram futuro. Ninguém ficará em um lugar que não oferece perspectiva”, comentou.

Dentre as ações de sua administração, Helena frisou a compra direta junto aos produtores familiares e o vale-feira – benefício mensal concedido a servidores e estagiários do Município que injeta mais de R$ 4 milhões por ano nas feiras rurais. “Estas atitudes mostram que realmente somos parceiros dos agricultores, vamos para a prática e não ficamos só na conversa”, afirmou.

A prefeita lembrou também dos projetos de rede hídrica – que estão levando água potável a comunidades do interior, rede trifásica para a energia elétrica e internet, todos pensados com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens no meio rural. Helena convidou os estudantes a seguirem se dedicando à escola como uma forma de terem maiores perspectivas de vida. “Aproveitem o que estão aprendendo. Que isso faça de vocês pessoas com futuro e oportunidades, realizadas dentro da agricultura”.

O vice-prefeito e secretário de Saúde Elstor Desbessell  lembrou de suas origens no meio rural e pediu aos estudantes que valorizassem a chance de estarem em uma escola como a EFASC. “Quem sabe entre vocês não estão futuros prefeitos, prefeitas, vices e vereadores? Segurem essa oportunidade e agarrem com as duas mãos”.

Para o secretário de Agricultura, Decio Luís Hochscheidt, a assinatura do convênio tornará o dia bastante marcante na vida dos presentes. “A melhor coisa que um pai pode dar a seus filhos é a educação”. Ele também convidou os representantes da escola a conhecerem as atividades desenvolvidas pela secretaria, como a orientação para a implantação de agroindústrias.

Também participaram do ato a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Bruna Molz, e o presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), mantenedora da EFASC, Marcio Luis Manske.