51 3690 4143

Profissionais da Saúde fazem mutirão em escolas para conferir carteiras de vacinas Última atualização em, 09 de outubro de 2023

Primando pela proteção individual e coletiva, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul promove intervenções nas escolas para incentivar que todas as crianças e adolescentes tenham suas imunizações aplicadas regularmente, conforme recomenda o Calendário Nacional de Vacinação. A força-tarefa para conferir as carteiras de vacinas começou em setembro e deve seguir, pelo menos, até novembro. A iniciativa faz parte da campanha “Imunização Nota 10” e contempla tanto escolas municipais quanto estaduais e privadas. 

 

As visitas acontecem por agendamento prévio nas instituições. Com o apoio de professores e diretores, está sendo solicitado, com antecedência, aos pais e responsáveis que enviem às escolas as carteiras de vacinação dos alunos. A verificação é feita cuidadosamente por profissionais designados pela Secretaria Municipal da Saúde que, após a avaliação, sinalizam as vacinas em atraso. 

 

Até o momento, 2166 carteiras foram verificadas, em 35 escolas. Restam cerca de 85 instituições de ensino para a completude das atividades previstas. Nesta semana, as técnicas de enfermagem do Setor de Imunizações da Secretaria da Saúde Eva Adriana Almeida e Samanta Luiza Franco estiveram na Escola de Educação Básica Educar-se e conferiram as carteiras entregues, uma a uma. 

 

Avaliando a situação dos alunos desta e das outras instituições anteriormente visitadas, elas constatam que, apesar de a maioria das crianças e adolescentes estarem com todas as imunizações de acordo com o que preconiza o calendário vacinal, há muitos casos de vacinas recomendadas que ainda não foram aplicadas. A maioria das lacunas está nos imunizantes contra os vírus causadores da gripe e da covid-19. Há casos, no entanto, de vacinas atrasadas há anos que, inclusive, já não podem mais ser feitas em decorrência da idade avançada das crianças - DTP, VOP, hepatite A e varicela, por exemplo.  

 

Como orientação à comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde alerta que manter as imunizações em dia é fundamental para evitar infecções potencialmente graves, reduzindo o risco de hospitalizações e mortes e ajudando a erradicar doenças. Às famílias que receberem aviso de não conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação, a orientação é de que conduzam os estudantes o quanto antes até a unidade de saúde mais próxima para fazer a atualização.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP