Equipe da Semass atende a denúncias de maus tratos a animais Última atualização em, 28 de setembro de 2023

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) retornaram, nesta quarta-feira (27), a uma residência para acompanhar a adoção de melhorias às condições de manutenção de animais.

No dia 19 passado, equipes da Semass – médica veterinária e fiscal – e da Polícia Civil atenderam uma denúncia de maus tratos. No local, depararam-se com quatro cães amarrados em corrente curta no pátio da residência, dois cães presos em cômodo escuro e dois cães presos por corda dentro da residência; seis gatos presos por corda no interior da residência (um deles, uma fêmea com cinco filhotes recém-nascidos), e dois gatos presos em uma gaiola, além de uma caturrita silvestre em uma gaiola.

Houve a constatação de que todos os animais eram vítimas de maus tratos e encontravam-se em situação de negligência e sofrimento, com condição nutricional insuficiente. Os felinos e a caturrita foram apreendidos no momento da visita de vistoria. Além disso, foi emitida uma notificação de melhoria em relação aos cães, que não foram recolhidos devido à falta de espaço de albergagem no Canil Municipal. A equipe da Semass também informou a Secretaria de Desenvolvimento Social para intervir na situação, devido às condições da tutora, uma mulher idosa e também vivendo em situação insalubre.

Durante a nova visita, a equipe da Semass observou que a tutora adotou algumas das melhorias solicitadas pela fiscalização, como a instalação de um “vai e vem” para os cães que ficam no pátio. Ela também autorizou o encaminhamento de dois cahorros para adoção. O Canil Municipal fará a divulgação dos animais pelas redes sociais e continuará acompanhando o caso, com retornos periódicos ao local para averiguação dos cães que ficaram com a tutora.

Na manhã da última terça-feira (26), a equipe da Semass resgatou um animal em condições de maus tratos. A denúncia foi encaminhada pela presidente do Legislativo Municipal, vereadora Bruna Molz.

Com o apoio da Brigada Militar, a equipe da Semass foi até o Loteamento Santa Maria e constatou o fato. Um cão macho, adulto e da raça pitbull, encontrava-se preso, ao relento, na chuva, em área alagada, sem poder acessar um precário abrigo feito de arame e saco de estopa. Além disso, o animal também estava com diversos carrapatos. O cão foi encaminhado para lar temporário.

A Brigada Militar encaminhou o tutor do cão à delegacia de polícia. Ele ainda será multado administrativamente por maus tratos a animais domésticos.