Secretaria de Obras intensifica trabalho de manutenção em bocas de lobo e bueiros Última atualização em, 28 de setembro de 2023

Sete equipes atuam na limpeza e desobstrução de pontos de escoamento de água nesta terça (26)

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) de Santa Cruz do Sul está com sete equipes nas ruas nesta terça-feira (26) para avaliar as condições de escoamento da água da chuva nas vias do município.

Durante a operação, os servidores municipais estão efetuando a limpeza de bueiros e bocas de lobo, nos pontos onde há necessidade. Conforme o titular da pasta, secretário Edmar Hermany, a maioria dos casos de entupimento dos pontos de escoamento é causada pelo descarte indevido de lixo, o que acaba dificultando e até mesmo impedindo o curso da água da chuva, o que causa os transbordamentos.

Conforme Hermany, setembro de 2023 apresentou um volume de chuvas muito acima do esperado. Até o momento, Santa Cruz do Sul recebeu 418 mm de chuva, superando o recorde do município, registrado em 1926.

Apesar dos contratempos, o secretário avalia que muito transtorno foi evitado devido ao trabalho preventivo desenvolvido pela Prefeitura. Além do desentupimento e limpeza de bueiros e bocas de lobo, a Seoi também efetuou a troca de mais de 15 mil metros de canos e consertou inúmeras galerias em diversos locais da cidade, como a Avenida do Imigrante e os bairros Arroio Grande, Schultz, Esmeralda, Margarida, Santa Vitória, Bonfim, Ohland, Santo Inácio e Beckenkamp.

Outro item destacado por Hermany é o trabalho de limpeza e desassoreamento de arroios e sangas. O serviço foi efetuado em diferentes trechos das sangas Preta, Levis Pedroso e Arroio das Pedras, perfazendo o total de quase 22 quilômetros de cursos d’água submetidos à limpeza. Além disso, o trabalho segue sendo executado em outros 12 km, ao longo das sangas Arroio das Pedras  e Levis Pedroso.

O resultado dos trabalhos da Seoi foi apresentado pelo vereador Henrique Hermany, líder do Governo no Legislativo Municipal, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (25). Para Edmar Hermany, é necessário mais colaboração da população, evitando o descarte indevido de materiais nas vias públicas, cursos d’água e terrenos baldios, para que o efeito de chuvas acima do previsto tenha cada vez menos impacto na vida da cidade.