Programa Troca-troca: Secretaria de Agricultura já entregou mais de 90% das sementes de milho Última atualização em, 23 de agosto de 2023

Mais de 90% das sementes de milho destinadas a Santa Cruz do Sul por meio do Programa Estadual Troca-Troca safra 2023/2024 já foram entregues. A iniciativa garante grãos a pequenos produtores a preços abaixo do mercado, com condições diferenciadas de pagamento.

A distribuição das sacas teve início no dia 16 de agosto, na Granja Municipal. Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), o programa é responsável por cerca de 60% de todo o milho plantado no município, voltando-se principalmente para a subsistência das pequenas propriedades, tanto no consumo, como alimentação animal, e, ainda, como alternativa para lavouras após o cultivo do fumo.

Neste ano, 1.150 produtores se inscreveram no programa, gerando a encomenda de 3.035 sacas de 20 kg ou 60.000 sementes. Os pedidos foram realizados através de 47 associações de produtores e individualmente por 150 agricultores. Com valor individual de R$ 185,76, cada produtor pôde requisitar até seis sacas. O pagamento das sementes ocorrerá somente no ano que vem, com vencimento previsto para 30 de abril.

Foram disponibilizadas aos produtores 12 tipos de sementes híbridas de cinco empresas diferentes, voltadas tanto para a produção de grãos como para a silagem. O secretário de Agricultura Decio Hochscheidt fez uma avaliação muito positiva da iniciativa. Conforme o secretário, o programa garante semente boa a preço bem favorável, atendendo a necessidade dos produtores.

De acordo com Hochscheidt, é fator de valorização da secretaria poder prestar esse serviço, usando suas equipes e estrutura, para fazer o elo entre agricultores e o Governo do Estado. “A orientação da prefeita Helena Hermany e do vice Elstor Desbessell é para buscarmos facilitar a vida dos munícipes do interior e estamos trabalhando para isso”.

Agricultores e associações retiram sementes na Granja Municipal

O agricultor Vantuir Naue, de Linha Nova Agnes, carregou o porta-malas do automóvel com dois sacos de sementes na tarde da quinta-feira (17). Em sua pequena propriedade, ele cria porcos e galinhas. O milho será usado para a produção de silagem para a alimentação dos animais, incluindo o gado que é usado no trabalho rural.

Participando do programa há 10 anos, ele cultiva os grãos em uma pequena área de várzea. Ele estima a produtividade do plantio em até 12 cargas de uma carroça, que serão utilizadas na nutrição de seus animais. “Isso nos ajuda bastante, a diferença de preço é muito grande”, avaliou.

Presidente da Associação de Produtores de Linha Arroio do Tigre, Donário Dreissig retirou 96 sacas de milho para os 36 agricultores que representa. Com o objetivo de baratear o frete, o caminhão alugado para o transporte também carregou as sementes para outras cinco associações – de Linha Saraiva, Entrada Chaves, Alto Chaves, Linha Chaves e Arroio do Leite.

Dreissig adquiriu quatro sacos para a sua propriedade, onde planta fumo e milho, além de feijão, mandioca e outros itens para a subsistência. Ele considera o programa, do qual participa há cerca de 10 anos, uma grande oportunidade para os agricultores. “As sementes ficam muito mais baratas”.

Ele prevê realizar o plantio das sementes adquiridas no início de setembro, com a finalidade de obter grãos e produzir silagem. Após a colheita do fumo, Dreissig planeja um novo plantio. Conforme o agricultor, o programa causa um impacto positivo significativo para o seu negócio. “Mesmo com a estiagem dos últimos dois anos, a gente vai se salvando”.