Saúde animal: Convênio garantirá apoio à realização de exames para equinos Última atualização em, 23 de agosto de 2023

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul firmou, na tarde da última sexta-feira (18), parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município. Através de um termo de colaboração, a Administração Municipal irá apoiar a realização de exames sanitários de anemia e mormo para equinos.

O contrato tem vigência de 12 meses, com a destinação de R$ 6 mil mensais à entidade, e pode ser renovado até o limite de cinco anos. A iniciativa beneficiará todos aqueles que têm cavalos e não somente o Núcleo de Criadores. Presidente da entidade, Leonel Osmar Severo destacou que a ação é importante não somente pela questão sanitária, mas também pelo viés econômico, abrangendo diversas associações da cidade. Segundo Severo, o convênio permitirá a diluição de custos com os exames dos animais. “Isso também ajudará a fomentar no município mais eventos culturais que incluem o uso do cavalo, como desfiles, rodeios e provas campeiras”, analisou.

A prefeita Helena Hermany destacou a relevância do cavalo em muitas atividades relacionadas à cultura gaúcha. Para ela, com a proximidade das celebrações da Semana Farroupilha, a parceria será de grande valia. “Precisamos contribuir para a preservação dessas práticas. A manutenção de nossas tradições são importantes para guiarmos os jovens por um bom caminho”.

Vice-presidente do Núcleo, Tibicuera Almeida enfatizou o viés econômico da criação de cavalos. “Essa iniciativa beneficia a cadeia produtiva, mas também traz ganhos à sanidade animal”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, além dos benefícios à saúde e bem-estar animais, a iniciativa pode contribuir para tornar Santa Cruz do Sul referência no Estado em eventos voltados ao cavalo crioulo e à criação desta raça equina. “Tudo indica essa possibilidade, dada a excelência do trabalho desenvolvido na cidade e a privilegiada posição geográfica do município dentro do Estado”.

Também participaram da reunião o assessor do vereador Bruno Faller, Samuel Junkherr, o integrante do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sérgio Baldissera, o vice-patrão do Piquete da OAB, Vinícius Laner, e o representante da Cabanha Rancho Gaudério, Lázaro Almeida.