Santa Cruz do Sul realiza nesta semana a segunda edição do Gauten Summit - evento que reúne grandes nomes do empreendedorismo e da tecnologia dispostos a conectar empresas e impactar pessoas por meio da inovação. Os três primeiros painéis ocorreram na manhã desta terça-feira, 26, e contaram com a participação do empreendedor serial José Renato Hopf, da engenheira ambiental e assessora do governo estadual Daniela Mueller de Lara, além do advogado tributarista Guilherme Pedrozo da Silva. O evento segue até quinta-feira, 28, na sede do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia.
A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na avaliação do titular da pasta, Cesar Cechinato, o primeiro dia de evento foi muito satisfatório, atendendo às expectativas da organização. “Tivemos a felicidade de abordar três pautas extremamente importantes, com painelistas de altíssimo conhecimento, competência e relevância, que entusiasmaram o ecossistema de inovação com assuntos quentes do momento, fundamentais para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e para o estado do Rio Grande do Sul como um todo”, avaliou o anfitrião.
A prefeita Helena Hermany também marcou presença e destacou a importância do evento. “Neste ano, estamos promovendo uma edição mais modesta em comparação com o 1º Gauten Summit, devido aos desafios enfrentados pelas calamidades climáticas que impactaram nosso estado. Ainda assim, consideramos fundamental realizar o evento em 2024, tanto pela sua contribuição para a capacitação e troca de experiências entre os empreendedores locais, quanto pela oportunidade de divulgar os serviços oferecidos em nosso Parque de Inovação, que celebra dois anos na próxima sexta-feira, dia 29”, ressaltou.
O que apresentou cada expert
A palestra de abertura ficou a cargo do empreendedor José Renato Hopf, que é sócio diretor executivo da Raiô Benefícios, cofundador da 4all e presidente do South Summit Brazil. Em sua explanação, Hopf detalhou sua trajetória profissional e os passos que o levaram a fundar a Getnet, empresa de máquinas de cartão de crédito e soluções financeiras que se tornou o primeiro unicórnio brasileiro - termo usado para designar startups que ultrapassam valor de mercado de US$ 1 bilhão. Durante sua apresentação, Hopf recomendou aos participantes que aprendam a identificar necessidades na sociedade para criar produtos inovadores que possam atender às necessidades de mercado. “Empreender é difícil, e tirar uma empresa do zero é ainda mais desafiador. Governos e universidades precisam colaborar para criar ambientes de negócios favoráveis. Startups devem ter planos bem estruturados, equipes competentes e investidores estratégicos, além de resiliência e otimismo, pois a competição não é mais local, ela é global, e o futuro depende de como a gente gerencia a inovação”, ressaltou Hopt, ao destacar que a realização do South Summit Brazil em Porto Alegre somente se torna possível pelo apoio do setor público e do empresariado envolvido.
Na sequência, Daniela Mueller de Lara prendeu a atenção dos ouvintes com o painel "RS e o enfrentamento às mudanças climáticas: da COP 29 à COP 30". Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) há 13 anos e atual coordenadora da Assessoria do Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, ela compartilhou detalhes sobre sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 - COP 29, que ocorreu neste mês no Azerbaijão. “Há muita expectativa para a COP 30, que ocorrerá ano que vem no Brasil, com objetivos de discutir e implementar ações globais para combater mudanças climáticas, reforçar os compromissos assumidos no Acordo de Paris e promover a preservação e regeneração da Amazônia”, relatou. Ela também apresentou dados de programas governamentais voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas - alguns criados após as calamidades climáticas de abril e maio e outros que já vinham sendo conduzidos em anos anteriores - e chamou a atenção para a importância de empresas, governos e cidadãos estarem cada vez mais preparados para enfrentar eventos climáticos extremos.
Encerrando a primeira manhã de debates do 2º Gauten Summit, o advogado tributarista Guilherme Pedrozo da Silva incitou entre os participantes análises sobre os reflexos da tributação na nova economia por meio do painel “Reforma Tributária e as novas tecnologias: como as empresas deverão se comportar diante do novo cenário fiscal”. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Subseção de Santa Cruz do Sul - RS e perito técnico no Tribunal de Justiça do RS, Pedrozo analisou a cobrança de impostos e o impacto no ambiente de negócios. Ele destacou a necessidade da Reforma Tributária, mas alertou sobre possíveis efeitos adversos. “A Reforma se faz necessária. Ela tem papel essencial na Tecnologia da Informação e na redução da desigualdade da cobrança de tributos, entre vários outros aspectos. Mas, se passar da forma que está sendo imposta, todos nós sofreremos com a carga a mais”, analisou, inferindo que os serviços ficarão mais caros para o consumidor final, o que pode gerar relações de consumo mais onerosas. “Temos o dever fundamental de pagar tributos e precisamos defender a boa aplicação dos recursos públicos. Por isso, é bom pensar: o melhor momento para a Reforma Tributária é agora?”, questionou, provocando uma reflexão entre os participantes.
Programação
O 2º Gauten Summit segue com programação na quarta-feira, 27, à tarde, e na quinta-feira, 28, pela manhã, com painéis de experts, além de piches de startups locais que estão conquistando o mercado.
Quarta-feira | 27.11
14h | Painel: Futurismo - o futuro do trabalho e a inteligência artificial
Palestrante: Alexandre Baraldi Tonin - Advogado e empresário, mestre em Direito da Empresa e dos Negócios pela Unisinos. É graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações em Direito do Trabalho, Direito de Família e Sucessões e Direito em startups pelo Insper-SP. Atualmente cursa MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC-RS. Sócio da Tonin Advogados, atuante no direito empresarial, com estudos voltados à inovação em serviços, tecnologia e futurismo. É consultor do Sebrae no Programa Cidade Empreendedora, auxiliando municípios do Rio Grande Sul a desenvolverem seus projetos de lei de inovação municipal. Como docente, foi professor titular da Faculdade da Serra Gaúcha e atualmente é professor convidado em cursos de pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul.
Pitch de startups
15h - Yumu.ai
15h20 - Wala Smart Work
15h40 - Limbx
16h - Instituto Gauten
16h20 - Inovabee
16h40 - Protege Química
Quinta-feira | 28.11
9h | Painel: A para B - Travessia para o sucesso!
Convidado: João Satt - Consultor e estrategista. Idealizador da Metodologia SB/3C. Publicitário com especialização em marketing, palestrante e articulista em vários jornais e blogs. Um dos profissionais mais premiados do país, tanto em eventos nacionais como internacionais. Painelista e conferencista nacional e internacional. Jurado do The New York Festival na categoria de Efetividade em Marketing. Conquistou mais de 35 Tops de Marketing – ADVB RS/SC/PR. Fundador e CEO do G5 - um ecossistema de empresas com foco na transformação de negócios a partir da inovação de valor com atuação em áreas como estratégia de negócios e marcas, comunicação, tecnologia, database driven, realidade virtual e realidade aumentada e live marketing. Ainda é fundador e sócio das seguintes empresas: Competence - soluções em comunicação, Sun Business e Branding - consultoria estratégica, Gtech - Innovation Lab e Stronger - live marketing.
Pitch de startups
10h - PaginCrypto
10h20 - Sulvale Informática
10h40 - Hivedata
11h - Interneg Brasil
11h20 - Meta4Gov
Inscrições
O evento acontece no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, situado às margens da BR-471, no Distrito Industrial, e as vagas são limitadas às capacidades dos auditórios. As inscrições devem ser feitas previamente pelo link: https://linktr.ee/gauten.scs.
A promoção é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santa Cruz do Sul, Sebrae Startups, ATIVALES – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Converge Santa Cruz e Unisc.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura e no perfil do Instagram do Gauten @gauten.scs/.