Vigilância Sanitária dá início a mais um LIRAa Última atualização em, 17 de agosto de 2023

Levantamento de focos e larvas do Aedes aegypti vai até o dia 26

Teve início, nesta quarta-feira (16), mais um Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, se estenderá até o dia 26 de agosto.

O LIRAa é uma sondagem, realizada pelos agentes de controle de endemias (ACE), para verificar a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada periodicamente, com o objetivo de estimar quantitativamente o nível de infestação no município.

A expectativa do levantamento, feito por amostragem, é de visitar 2.569 imóveis durante o período, em todos os bairros da cidade, nos distritos industriais 1 e 2, e nas zonas urbanas de Pinheiral, Boa Vista, Alto Paredão, Monte Alegre e Rio Pardinho.

Na terça-feira (15), ocorreu o treinamento de 22 ACEs e a distribuição dos quarteirões para averiguação. Os servidores apresentam-se devidamente uniformizados e identificados para a realização das visitas domiciliares. A Vigilância Sanitária solicita que moradores de edifícios e condomínios fechados facilitem o acesso dos agentes, para que o levantamento tenha sucesso.

Nesta quarta-feira, foram visitados 19 bairros. No Bom Jesus, a industriária Nair Horbach recebeu a visita de um agente na manhã desta quarta. No imóvel dela, foram vistoriados o quintal e a piscina. “Essas visitas são importantes, porque assim recebemos a orientação certa. Sempre mantemos o pátio limpo e cuidamos para não deixar potes vazios para não acumular água”, afirmou.

O trabalho já foi finalizado em Monte Alverne, Alto Paredão e bairro Várzea.