Nova operação apreende equinos na estação da Corsan Última atualização em, 17 de agosto de 2023

Uma operação integrada apreendeu seis equinos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Pindorama, da Corsan, na manhã da última terça-feira (15). Participaram da ação representantes da Inspetoria de Defesa Agropecuária – RS, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade – Semass (equipes de fiscalização e do Canil Municipal), Guarda Municipal, ONG Cavalo de Lata e da própria Corsan.

A iniciativa ocorreu em virtude de inquérito instaurado pelo Ministério Público, a partir de denúncia de maus-tratos aos animais recebida em junho passado. A área privada, de aproximadamente 70 hectares, vem sendo invadida sistematicamente por tutores que deixam  cavalos e até bovinos no local.

Ao todo, 25 cavalos, entre adultos e filhotes, e seis bovinos foram identificados na estação. Dos seis animais apreendidos, três encontravam-se em situação de maus-tratos, com visíveis sinais de negligência alimentar. Na quinta-feira da semana passada, um equino ferido já havia sido apreendido no local. Todos eles receberam microchipagem, identificação através de resenha e foram avaliados clinicamente por veterinários. Além disso, permanecerão em quarentena.

Os equinos apreendidos também passaram por vermifugação e coleta de sangue para exame de mormo e anemia infecciosa equina. Estando livres das doenças, serão vacinados contra a influenza equina, a raiva herbívora e tétano.

Os tutores dos animais recolhidos devem procurar a Inspetoria Veterinária, na rua João Pessoa, nº 199, telefone 3711-2176. Novas ações estão previstas para os próximos dias.