Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse

Última atualização em 16 de dezembro de 2025

Foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 15, no Palacinho, a cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul para o biênio 2025-2027. O ato oficializou a nomeação dos conselheiros titulares e suplentes, representantes do poder público municipal e da sociedade civil, além da recondução da atual diretoria do colegiado.


Participaram da solenidade o prefeito Sérgio Ivan Moraes; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão e primeira-dama, Fátima Alves da Silva; a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin; o vereador Edson Azeredo, líder do Governo na Câmara e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Priscila Froemming.


Criado pela Lei Municipal nº 10.125, de 30 de setembro de 2025, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão colegiado, permanente e paritário, de caráter deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas voltadas à população idosa no município, estando vinculado à Secretaria Municipal responsável pela política de assistência social. O Conselho tem como finalidade assegurar à pessoa idosa liberdade, respeito e dignidade, conforme estabelece o Estatuto do Idoso.


Durante a cerimônia, foram apresentados os novos conselheiros indicados para o biênio 2025-2027, bem como a diretoria do Conselho, que foi reconduzida para a nova gestão. Permanecem à frente da entidade Priscila Froemming, como presidente; Michele Henn Waechter, vice-presidente; Cândida Elisa Severo, 1ª secretária; Jéssica Fell, 2ª secretária; Jorge Luiz Goulart, 1º tesoureiro; e Clari Schuh, 2ª tesoureira.


Na sequência, o prefeito Sérgio Ivan Moraes assinou a portaria que oficializa a posse dos conselheiros efetivos e suplentes, que prestaram compromisso público de cumprir os deveres do mandato como serviço relevante ao município.


Ao se manifestar, a presidente do Conselho, Priscila Froemming, ressaltou a responsabilidade do trabalho desenvolvido de forma voluntária pelos conselheiros. Segundo ela, atualmente o município conta com mais de 32 instituições e cerca de 800 pessoas idosas institucionalizadas. “Agradeço o trabalho de todos os conselheiros e digo que teremos muito trabalho pela frente nos próximos dois anos da nossa gestão”, afirmou.


A promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin destacou a relevância do Conselho na garantia dos direitos da pessoa idosa e na fiscalização das políticas públicas e das instituições de acolhimento. “Vejo o Conselho da Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul extremamente desenvolvido, articulado, atuante e organizado, o que reflete no aprimoramento do fluxo de atendimentos. O Ministério Público está à disposição para, juntos, realizarmos um trabalho em prol das pessoas idosas do município”, salientou.


Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão e primeira-dama, Fátima Alves da Silva, elogiou o trabalho realizado pelo Conselho e as parcerias existentes. “O cuidado, o carinho, a atenção e também a alimentação são essenciais para nossos idosos. É um prazer reconduzir todos os membros do Conselho. Não devemos mudar o que está dando certo”, afirmou, desejando que a nova gestão amplie ainda mais o atendimento à população idosa.

Foto: Évelin Nyland

Loading...