Dia do Patrimônio em Santa Cruz do Sul Última atualização em, 11 de agosto de 2023

O Dia do Patrimônio deste ano traz o tema "Cultura e Cidadania", destacando a importância da diversidade cultural e do acesso às referências culturais. Santa Cruz do Sul faz parte deste movimento, proporcionando um roteiro que valoriza a história e permite o resgate cultural através de visitas guiadas a quatro prédios de significativo valor histórico-cultural. O evento acontece no próximo dia 19, às 19h, enquanto as inscrições devem ser realizadas até o dia 18, às 17h.

Link do Formulário: https://bit.ly/diadopatrimonio-scs

Os locais com visita guiada:

Centro Cultural Jornalista Francisco José Frantz: A antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul, inaugurada em 1905, agora é o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Um marco histórico preservado pela comunidade.

Casa das Artes Regina Simonis: Antiga propriedade do Estado, tombada pelo IPHAE e cedida para a Associação Pró-Cultura. Nomeada em honra à artista plástica Regina Simonis.

Museu do Colégio Mauá: Um acervo riquíssimo com mais de 140 mil peças, incluindo artefatos arqueológicos, históricos e de ciências naturais.

Palacinho: Construído em 1886, foi sede do governo municipal e é um exemplo de arquitetura eclética, símbolo da história de Santa Cruz do Sul.

Atrações: Iluminação especial nos prédios, artistas caracterizados e show ao vivo com a banda de Rock Estopim.

Show: O show acontecerá às 20:30 em frente ao Monumento que homenageia o centenário da Independência do Brasil.