Prefeita prestigia primeira eliminatória do Palco do Saber na Emef Santuário Última atualização em, 01 de agosto de 2023

Começou nesta terça-feira, dia 1º de agosto, a fase classificatória da nona edição do Palco do Saber. E a primeira escola a participar da eliminatória é a Emef Santuário, com cinco duplas disputando para estar na grande final que acontece no dia 17 de novembro, no anfiteatro da Unisc. A abertura do evento contou com a participação da prefeita Helena Hermany, do secretário municipal de Educação, Wagner Machado, do gestor executivo do Grupo Gazeta de Comunicações, Jones Alei da Silva, e do gerente-executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, além de representantes do Comitê Pedagógico da SEE, da 6ª CRE e da Unisc.

Incentivadora da olimpíada de conhecimentos, a prefeita Helena afirmou fazer questão de comparecer a cada edição e aproveitou para levar um recado aos jovens. “Não estudem apenas para fazer as provas, não aprendam somente por obrigação, procurem sempre ir além, busquem saber sempre mais, sejam curiosos. Conhecimento é para toda a vida, é a maior riqueza que se pode acumular, é algo que ninguém nunca vai tirar de vocês. No futuro vocês vão lembrar disso”.

Ao se dirigir aos estudantes, o secretário Wagner classificou o Palco do Saber como um verdadeiro show de conhecimento e afirmou que os alunos são peças-chaves para uma educação de qualidade. “A educação de Santa Cruz do Sul é feita pelos alunos. A prefeita e eu administramos os recursos que chegam pelos resultados que vocês alcançam através do estudo. O maior e melhor resultado para as escolas está no conhecimento de vocês”, disse.

Minutos antes de começar a disputa, a dupla de alunos, formada por Luciano Henrique dos Santos Pereira, 14 anos, e Arthur Santos Lopes, 15, do 9º ano do Ensino Fundamental, estava bastante apreensiva e não conseguia esconder o frio na barriga antes de ser chamada para o palco. Segundo eles, a parceria vem de longa data. “Somos colegas de sala de aula desde a pré-escola”, contou Luciano, orgulhoso da amizade. Em junho os dois começaram a se preparar para a disputa, mas nos últimos dias tiveram que intensificar os estudos. “Estudamos bastante na última semana, acho que estamos preparados, mas mesmo assim dá um nervoso”, desabafou Arthur.

Nesta etapa, que vai até o dia 31 de outubro, cada instituição de ensino deve organizar uma eliminatória para selecionar a dupla que vai representá-la na final. Os vencedores receberão medalhas. Participam do Palco do Saber este ano 37 escolas da rede estadual e municipal.

A olimpíada é uma iniciativa da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com suporte da Secretaria Municipal de Educação (SEE), 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Programa Conexão Unisc.