Apicultores de Santa Cruz terão estrutura própria para envase de mel Última atualização em, 19 de julho de 2023

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul formalizou na manhã desta segunda-feira, 17, a cedência de diversos equipamentos para uso da Associação Santacruzense de Apicultores (ASA). A entidade está em fase de expansão para possibilitar que os produtores da região centralizem sua produção, possibilitando vendas para todo o país.

Foram cedidos pela prefeitura à entidade, uma empilhadeira elétrica, bomba móvel para o transporte de mel, conjunto de bomba e filtro de linha, centrífuga extratora de mel, envasadora de mel, plataforma metálica com escada e guarda-corpo, entornador hidráulico de tambor e rotuladora de frascos. O investimento total para aquisição das máquinas é de R$ 299.688,99, sendo R$ 194.797,84, ou seja, 65 por cento do montante em recursos próprios do Município e R$ 104.891,15 via emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes.

Os equipamentos serão utilizados pelos associados na industrialização do mel, uma demanda antiga da entidade. Até então todo o envase da produção dos associados vem acontecendo no município de São Gabriel, o que acaba elevando os custos. A partir dessa melhoria todo o processo, incluindo ainda a rotulagem, poderá ser efetuado na sede da entidade e o produto poderá ser entregue diretamente ao mercado interno, sem atravessadores. Poderão ser envasados, assim que a estrutura estiver a pleno, três mil quilos de mel a cada lote.

Para o vice-prefeito Elstor Desbessell, o potencial de produção de mel em Santa Cruz do Sul é motivo de orgulho. Ele mencionou o repasse de uma fração de terras junto à BR 471, formalizado na última sexta-feira para a Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel), entidade responsável por gerenciar todo o processo de produção, e disse que o Município dará continuidade à parceria com os apicultores. “Que a gente possa levar esse produto para todo o Brasil e assim mostrarmos todo o potencial empreendedor que temos em nossa Santa Cruz”.

Durante a entrega dos equipamentos, que ocorreu na sede da ASA, o presidente da entidade, José Carlos Haas, acompanhou as autoridades em uma breve visita às instalações e explicou todas as etapas da produção. A operação dos equipamentos depende agora da inspeção municipal, que deverá orientar os apicultores quanto às normas a serem observadas para início da atividade. “Nosso objetivo é dar mais condições ao apicultor para que ele possa expandir sua atividade, comercializar seu produto e trazer retorno para o município”.