Obras do Viaduto do Arroio Grande devem iniciar na próxima segunda-feira Última atualização em, 18 de julho de 2023

Prefeita Helena Hermany assinou hoje o contrato com o Consórcio Giovanella Porto Beton, vencedor da licitação

Uma das maiores obras de mobilidade urbana da história de Santa Cruz do Sul começa a sair do papel a partir da próxima segunda-feira. A prefeita Helena Hermany assinou, na tarde de hoje (17), o contrato com o Consórcio Giovanella Porto Beton, vencedor da licitação para a construção do viaduto do Arroio Grande.

O projeto, integrante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, terá grande impacto e busca pôr fim ao congestionamento crônico em horários de pico em trecho da Avenida Euclides Kliemann com a Castelo Branco, uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Orçada em R$ 11.573.138,78, a obra tem estrutura de 264,83 metros de extensão. A paisagem da região já deve começar a mudar no dia 24, quando o consórcio Giovanella Porto Beton iniciará a instalação dos tapumes na área de trabalho.

O contrato prevê fornecimento de materiais, pavimentação asfáltica, drenagem, terraplanagem, estruturas de contenção e sinalização viária. Os recursos para a execução são do programa Finisa, da Caixa Econômica Federal. O prazo de conclusão da obra é de 12 meses.

Helena Hermany celebrou o ato, o qual considera mais um marco para o desenvolvimento do município. “Nosso Governo vem projetando a cidade de forma estratégica, executando investimentos em emprego, saúde e segurança, mas também com grande seriedade em infraestrutura. O viaduto do Arroio Grande representa mais agilidade no deslocamento da nossa população e também para os diversos empreendimentos que transportam suas mercadorias por ali. O famoso “Viaduto Tchê” vai sair”, avaliou.

O projeto levou em conta a manutenção das residências, comércios e serviços existentes na região. A Prefeitura também previu adaptações para as estruturas de água e luz na área. Em acordo com a Corsan, foi definido o reposicionamento da adutora de abastecimento do bairro, para a execução dos pilares de sustentação do viaduto. Com a RGE, foi ajustado o deslocamento de postes ao longo do trajeto da construção.

Além da prefeita Helena, assinou o contrato, representando o Consórcio Giovanella Porto Beton, o empresário Darci Giovanella. O ato também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, dos secretários municipais Everton Oltramari (Planejamento e Governança) e Valmir José dos Reis (Segurança e Mobilidade Urbana); do líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany; da responsável pela Central de Projetos da Prefeitura, Karianne Tadiel Pacheco; e dos representantes da Giovanella Porto Beton, engenheiros civis Luiz Angelo Todeschini e Antônio Carlos da Silva, e o gestor de obras Vanderlei Gonçalves da Silva.

Mudanças no trânsito da região devem ser apresentadas até sexta-feira

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) está trabalhando na elaboração de um planejamento de trânsito para a região. O levantamento, que deve ser apresentado até a sexta-feira (21), indicará as rotas que a comunidade deverá utilizar durante o período em que as obras estiverem sendo realizadas.