Prefeita Helena autoriza início da reforma e ampliação da EMEI Monte Alverne Última atualização em, 10 de julho de 2023

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Alverne, no Distrito de Monte Alverne, está prestes a receber importantes melhorias. No pavilhão do educandário, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou, na manhã deste sábado (08), o termo para o início das obras de reforma e ampliação da instituição.

O ato contou com a presença de integrantes do governo, servidores da escola, pessoas da comunidade, alunos e seus pais.

Helena Hermany lembrou que Monte Alverne vem crescendo muito e que as obras são uma necessidade para que a escola possa atender melhor a comunidade local. Conforme a prefeita, as melhorias permitirão criar mais vagas para o público infantil, com um lugar seguro e adequado para as crianças. “A ampliação também contribuirá para o desenvolvimento da localidade, porque haverá mais vagas para seus filhos e os pais poderão trabalhar em paz”.

A prefeita aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desempenhado pelas professoras. “Quantos seres vocês têm nas mãos? Quantas crianças vocês estão moldando através do convívio e do próprio exemplo?”, questionou.

Por fim, Helena destacou que sua administração está em sintonia e atenta às demandas da cidade e do interior. “Temos uma gestão que se entende, que sabe o que está fazendo, unida, indo em uma única direção.”

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, parabenizou a comunidade escolar pelo início da reforma e construção. “Com essa iniciativa, estamos fortalecendo as oportunidades de ensino no interior”, avaliou.

Desbessell lembrou ainda que o primeiro ano de gestão foi dedicado às ações contra a epidemia de Covid-19 e que, a partir de 2022, com o abrandamento da doença, foi possível intensificar a execução dos projetos de Governo. Conforme o vice-prefeito, a Prefeitura agora trabalha para melhorar a qualidade da água em Monte Alverne e a instalação do plantão do SUS no distrito. “Vamos sempre fazer o melhor, contem sempre com o nosso Governo”, afirmou.

Para o secretário de Educação, Wagner Machado, as melhorias na EMEI Monte Alverne demonstram a preocupação e o compromisso do Governo Helena e Elstor em qualificar a educação oferecida pelo município. Ele destacou que a Administração está de portas abertas para o diálogo com a população. “Este é um Governo democrático, que dá voz às comunidades. Nosso interesse é em ouvir e atender a sociedade”, afirmou.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Henrique Hermany lembrou que o Distrito de Monte Alverne possui maior estrutura do que muitos municípios gaúchos, com escola, comércio forte e até hospital.

Hermany destacou a importância que a educação tem no Governo Helena-Elstor, e lembrou do aumento de teto salarial concedido às atendentes de EMEI. Segundo ele, fortalecer as estruturas escolares no Interior é uma iniciativa indispensável para manter os jovens no campo e combater o êxodo rural. Conforme o vereador, a obra “é fruto da mobilização da comunidade, dos pais e também da importância política que Monte Alverne tem para o Governo”.

Presente ao ato, a suplente de vereadora Voni Crestani agradeceu o trabalho que a Prefeitura tem realizado no Distrito nesta gestão. “O que estamos recebendo em Monte Alverne é fantástico”. O presidente do Conselho de Desenvolvimento para Monte Alverne (Codema), Roni Silveira, considerou a obra uma vitória, fruto do engajamento de todos os moradores da localidade. “Teremos um grande êxito com o aumento do número de vagas para nossas crianças.”

A obra

A EMEI Monte Alverne atende atualmente 97 crianças até seis anos de idade e conta com 27 profissionais, entre professores, atendentes e serventes. Conforme a diretora do estabelecimento, Elisabete Ullmann, o distrito possui demanda por mais vagas. Ela comemorou o iminente início das obras. “É algo muito bom, esperado pelos pais, que se mobilizaram para isso acontecer.”

A área a ser ampliada, de 140,22m², terá duas salas de aula com solário (uma com sanitário); lavanderia, depósito, jogo de banheiros masculino e feminino e sanitário acessível. No espaço que passará por reforma, de 458,96m², a cobertura será recuperada, incluindo tratamento anticupim. Também haverá a remoção das caixas d’água existentes e substituição por novas, além da execução de novas instalações elétricas e de novo abrigo de gás.

A obra tem valor total de R$ 567.893,05 e será realizada pela empresa Lemos Edificações Ltda, vencedora da licitação. O prazo previsto para a conclusão do trabalho é de seis meses.