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Centro Administrativo I: Facilidade aos contribuintes, economia aos cofres municipais Última atualização em, 10 de julho de 2023

Cinco secretarias municipais estão de casa nova desde o mês de junho passado. Anteriormente instaladas em prédios alugados, agora Fazenda, Administração, Educação, Planejamento e Governança e Habitação e Regularização Fundiária passaram a ocupar o Centro Administrativo I, na rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1551.

 

O prédio, conhecido por antigamente sediar a Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc),  passou por uma grande reforma para receber as cinco estruturas. Em uma área de 5.073,41m², dividida em três pavimentos, o edifício dispõe de 60 salas onde trabalham 221 servidores.

 

A prefeita Helena Hermany comemora a concretização de mais um objetivo de seu governo. A efetivação do Centro Administrativo representa, além de economia aos cofres públicos, a oferta de boas condições de atendimento aos contribuintes e melhor ambiente de trabalho aos servidores municipais. “Buscamos prestar um serviço de excelência à nossa comunidade. Nestas novas instalações, as pessoas terão um melhor acolhimento de suas necessidades. Além disso, os recursos que antes eram destinados ao pagamento de alugueis poderão ser investidos em mais desenvolvimento para nossa cidade”, avaliou.

 

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde Elstor Desbessell, a inauguração do Centro Administrativo I é um marco da atual gestão. “Este é um legado que nossa Administração deixa para a cidade, a comunidade e os servidores. O conceito dos Centros Administrativos I e II trará funcionalidade para o serviço público municipal e facilidade de acesso aos contribuintes”, avaliou. 

 

População aprova novas instalações

 

O casal Gladis da Silva e Elpídio José da Silva, aposentados, visitou o Centro Administrativo I pela primeira vez nesta sexta-feira (7/07). Buscando esclarecimentos sobre informações no carnê do IPTU, no setor de Atendimento ao Público da Secretaria de Fazenda, eles se surpreenderam positivamente com as novas instalações.

 

“Ficou muito lindo, quanta diferença”, comentou Gladis. Para Elpídio, o que mais chamou atenção foi a amplitude do saguão de entrada. “Também está bastante acessível”, considerou. Para o casal do bairro Bonfim, a presença de diversas secretarias no mesmo prédio é outro aspecto favorável da nova estrutura. “Antes, muitas vezes era preciso se deslocar de um lado para outro. Agora, centralizou. Para a sociedade, isso é muito bom”, disse Gladis.

 

Por fim, Gladis e Elpídio elogiaram a qualidade do atendimento que receberam. “Os atendentes foram muito comunicativos e prestativos. Vamos embora com uma boa impressão”, encerrou Gladis. 


Integração e mais agilidade na prestação do serviço

Com 37 anos de serviços prestados à Prefeitura, João Carlos de Moraes, 58, está muito satisfeito com as novas instalações. Servidor do Setor de Protocolos da Secretaria de Planejamento e Governança, ele retornou ao prédio do Centro Administrativo I para a instalação definitiva depois de passar por outros três endereços. “Está ótimo trabalhar aqui. O estacionamento é bom e as coisas estão se encaixando”, comentou.

 

Para Moraes, entretanto, o principal destaque do Centro Administrativo I é a facilidade de atendimento ao contribuinte. A reunião das secretarias de Fazenda, Planejamento e Habitação em um mesmo lugar facilita a vida dos contribuintes, que podem resolver questões burocráticas em um único local. “O cidadão não precisa mais andar de um lado para o outro. Muitas vezes, são pessoas simples, sem carro. E isso ajuda”, considera.

 

Moraes frisa que a reunião de secretarias no mesmo prédio também trouxe mais agilidade para o trabalho e tem permitido conhecer colegas de trabalho com quem não tinha contato. “A gente conversa e pode ir até o setor de outra secretaria. Também tenho encontrado muitos servidores que não tinha contato, o que acho muito positivo”.

 

A servidora Tais Machado Fagundes, 42, há 14 anos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, ficou bastante empolgada quando ouviu falar do projeto do Centro Administrativo I. E suas expectativas se confirmaram quando finalmente ocorreu a mudança para o novo espaço. “Até para a comunicação entre secretarias ficou melhor. Temos contatos constantes com as de Fazenda e de Planejamento e agora não precisamos mais fazer grandes deslocamentos”, considera.

 

Conforme Tais, que atua no setor de Regularização Fundiária, o novo prédio oferece estrutura mais aprimorada aos servidores e garante mais agilidade na resolução de algumas atividades que envolvem outras secretarias. “Agora, em algumas situações, posso ir diretamente na sala do colega tratar de um assunto com mais facilidade”. 

 

Além disso, Tais considera que dividir o mesmo prédio com outras quatro secretarias contribui para maior integração entre os servidores e permite que mais colegas se conheçam. Para a servidora, o novo prédio é um ganho para o Município, pois otimiza a prestação de serviços desenvolvido pelo ente público, em razão da unificação do ambiente organizacional. “A Prefeitura merece um lugar assim. E quando o outro prédio – Centro Administrativo II – ficar pronto, trará mais benefícios para a comunidade santa-cruzense”, concluiu.

 

Estacionamento 

 

Para tornar ainda mais fácil o acesso da comunidade ao Centro Administrativo, a Prefeitura deve finalizar nos próximos meses as obras nos fundos do prédio, onde serão disponibilizadas vagas aos visitantes. Enquanto isso não ocorre, os motoristas podem estacionar também na área interna do Parque da Oktoberfest, com acesso pelo portão lateral 7, ocupando as vagas ao lado do Ginásio Poliesportivo, bem em frente ao Centro.

 

Centro Administrativo II

 

Bem ao lado, na esquina da Oscar Jost com a 28 de Outubro, a Prefeitura prepara o ato final para a concentração da maioria dos serviços municipais em uma única área. O Centro Administrativo II teve sua construção reiniciada, depois de quase 12 anos. A obra, retomada no começo deste ano, tem previsão de conclusão em 21 meses. 

 

A edificação de sete pavimentos já conta com mais de 10% do projeto executado. O serviço está sendo executado pela empresa K&G Construções LTDA, vencedora da licitação, no valor de R$ 25.900.255,11.

 

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