Com o objetivo de repassar orientações sobre compras públicas e apresentar as funcionalidades da RedeSim, plataforma responsável pela integração de dados, ocorreram, nesta segunda-feira, dia 8, no Centro de Treinamento do Sindicontábil, duas palestras direcionadas a empresários, servidores do município e entidades. A servidora pública Inara Geller, diretora central de Licitação, abordou o tema das compras públicas, enquanto Sílvio Ramão, diretor da RedeSim, explicou as funcionalidades do sistema de integração.
A presidente do Sindicontábil, Flávia Frolich, fez a saudação inicial, agradecendo a presença de todos e destacando a parceria com a prefeitura. "Para nós, este evento é de grande valia, pois nos permite avaliar o que pode ser aprimorado”, disse a presidente. Na sequência, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, ressaltou a importância da entrega que está sendo feita à comunidade, em parceria com o Sebrae. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas por profissionais e empresas e reforçou que o objetivo principal é beneficiar diretamente o cidadão santa-cruzense. “Com o sistema integrado de informações, por meio da RedeSim, vamos facilitar a abertura de empresas. A implementação dessa integração era uma intenção do município desde 2015, e agora finalmente se tornou possível”, explicou Garibaldi.
A subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anette Schiemann Pegas, também se manifestou, comentando sobre o avanço dos projetos do Sebrae, especialmente o programa Cidade Empreendedora. Ela explicou que, ao assumir o cargo em fevereiro, muitos desses projetos estavam parados, e destacou a satisfação de ver o andamento retomado. Anette reforçou ainda a importância das compras públicas realizadas junto a empresas de Santa Cruz e o trabalho conjunto entre diversas secretarias municipais. Como exemplo, citou a Vigilância Sanitária, que está implantando um novo sistema que deve agilizar a emissão de alvarás. “A integração com a RedeSim é o caminho certo. É um sistema utilizado por vários municípios e que evolui constantemente”, salientou. Ela finalizou dizendo que muitos projetos estão sendo pensados para o próximo ano para facilitar a vida do cidadão e usar a tecnologia para agilizar os atendimentos.
*REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios)
É um sistema integrado que reúne em uma única plataforma todos os órgãos envolvidos na abertura, alteração e baixa de empresas.
No caso do Rio Grande do Sul, a JUCISRS é o órgão integrador responsável por fazer essa coordenação no Estado.
A REDESIM da JUCISRS é o sistema que centraliza e simplifica os processos de registro empresarial no RS, permitindo que o empreendedor realize, em um só ambiente:
• Consulta de viabilidade (nome e endereço)
• Registro empresarial
• Inscrição municipal e estadual
• Licenciamento automático ou orientado
• Alterações e baixas
• Integração com prefeitura, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Foto: Elemir Polese
