Patrulha Agrícola leva auxílio aos produtores rurais de Santa Cruz do Sul Última atualização em, 21 de junho de 2023

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vem realizando um intenso trabalho de apoio aos agricultores do interior de Santa Cruz do Sul. Através da Patrulha Agrícola, pequenos serviços são executados pela Administração Municipal, levando melhorias às propriedades rurais e agroindústrias.

Entre os atendimentos prestados pela Patrulha Agrícola, estão a abertura de valetas para drenagem e irrigação; açudagem, abastecimento de água e piscicultura; terraplanagem, e preenchimento de alicerces em áreas rurais; abertura e melhorias de caminho de roça; acesso a pequenas propriedades rurais e encascalhamento (quando necessário); obras de conservação de solo; e limpeza e abertura de valetas, canais, córregos, riachos, estradas e passos.

A gestão da prefeita Helena Hermany está comprometida em levar desenvolvimento às comunidades do interior. O titular da Seagri, Decio Luís Hochscheidt, estima que já foram realizados, somente em 2023, 355 serviços pela Patrulha Agrícola. Atualmente, a força-tarefa está executando atividades em Entrada Chaves, São Martinho (Kelzenber), Linha Travessa, Linha Nova, Linha Antão, Quarta Linha Nova Alta, Capela dos Cunha, Reserva dos Kroth e Rio Pardinho.

Ele destaca que, durante a época de estiagem, foi dada prioridade à criação de aguadas e açudes. Superado o período de seca, a maior parte dos pedidos tem sido de terraplanagem para construção. “Esta tem sido uma ferramenta primordial para levarmos melhora substancial aos nossos produtores. A Patrulha Agrícola está facilitando o trabalho dos agricultores em suas propriedades”, avalia.

Para ter acesso ao benefício, os produtores rurais devem atender a alguns requisitos: ter a agricultura como principal atividades, possuir bloco de produtor de Santa Cruz do Sul e não estar em débito com a Fazenda Pública Municipal. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da Seagri (Endereço: Rua Tenente-Coronel Brito, 176). Para mais informações, o telefone é (51) 3711-9334.

Case

Os últimos três anos de estiagem trouxeram grandes dificuldades ao casal de agricultores Aline Inês e Carlos Miguel Helfer. Na propriedade localizada na Reserva dos Kroth, eles plantam arroz e também criam uma pequena quantidade de gado, para consumo próprio e comercialização.

Diante da falta de água frequente, que vinha prejudicando o desenvolvimento do rebanho bovino, o casal Helfer solicitou ajuda à Patrulha Agrícola para expandir os açudes da propriedade. “Acreditamos que isso vai ajudar a diminuir a escassez de água para nossos animais,” avalia Aline.

Aline acredita que a iniciativa da Prefeitura vem contribuindo para que os produtores rurais sigam desenvolvendo o seu trabalho. “A Patrulha Agrícola chega para resolver problemas em propriedades de pequenos agricultores, que por muitas vezes, não dispõem de muitos recursos financeiros próprios para promover melhorias”.