51 3690 4143

Prefeita autoriza reforma e ampliação de escola em Linha Santa Cruz Última atualização em, 19 de junho de 2023

Uma das localidades que mais cresce em Santa Cruz do Sul recebeu uma boa notícia na área da educação, na manhã deste sábado, 17. Trata-se da ampliação e reforma da Escola Municipal Willy Carlos Froehlich, de Linha Santa Cruz. Atualmente a instituição atende cerca de  80 alunos, e com o aumento da estrutura, triplicará em tamanho. O termo de início das obras foi assinado pela prefeita Helena Hermany.

 

O ato contou com a presença do vice-prefeito, Elstor Desbessell,do subprefeito, João Cassep, do líder de governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, do vice-presidente do Legislativo, vereador Gerson Trevisan,  do vereador Bruno Faller, secretários, servidores da área de educação do município, professores e funcionários da instituição e familiares de alunos que frequentam o educandário. 

 

O projeto de ampliação contemplará o prédio com mais cinco salas de aula, espaço para biblioteca, sala de atividades especiais, sala de informática, refeitório com cozinha, banheiros e demais espaços de apoio como secretaria, sala de professores e sala para equipe diretiva. Somando-se os espaços, que hoje dispõem de 347, 61 metros quadrados, passará a ter 1.202 metros quadrados, mais que triplicando a atual estrutura.

 

Feliz com a novidade estava a diretora do educandário, Fernanda Carine Heck Soder. “Quero agradecer a administração municipal, pois estamos iniciando hoje a realização de um sonho de toda a comunidade de Linha Santa Cruz. Graças a essa ampliação, haverá mais vagas para nossas crianças e com um espaço físico adequado, e assim poderemos continuar oferecendo uma educação de qualidade”, declarou.

 

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany salientou a atenção dada à área de educação, pela gestão atual. “O que eu posso garantir para vocês, hoje, é que todas essas melhorias aqui anunciadas vão muito além de tijolos e concreto. Elas representam o compromisso da administração municipal com a educação e o desenvolvimento de nossas crianças e jovens”, iniciou. 

 

Helena fez ainda um comparativo com outra região do município que, assim como Linha Santa Cruz, merece investimentos na educação, por se tratar de dois locais em amplo desenvolvimento. “Está em estágio bem avançado a construção de uma grande creche em Linha João Alves, uma comunidade com uma expansão e crescimento similares aos daqui”, exemplificou. 

 

A prefeita elencou ainda as demais instituições de ensino que passam por melhorias consideráveis como nas Emefs Leonel Brizola, Normélio Boettcher, Harmonia, São Canísio, Ferrugem, Dona Leopoldina, Cardeal Leme, Luiz Schroeder, Vidal de Negreiros, José Ferrugem, Rio Branco, Menino Deus e Emanuel, bem como nas Emeis Aliança e Paraíso Infantil.  

 

Ao final ela lembrou ainda dos investimentos na linha pedagógica, em especial através do Programa Mobiliza Educação, em que foram direcionados mais de R$ 40 milhões. “Adquirimos telas interativas para as salas de aula, notebooks para todos os professores, instalamos câmeras de videomonitoramento em todas as escolas, compramos uniforme, distribuímos material escolar e estamos regularizando os PPCIs”, mencionou. Ela lembrou também a iniciativa de colocar placas solares em 37 instituições de ensino. “É uma ação que gera economia para os cofres públicos e um exemplo para um futuro mais sustentável”, comentou.  

 

Ao encerrar sua fala, frisou que a educação tem uma atenção especial do poder público. “Todas as obras e investimentos que eu citei é para poder chegar na frente de vocês e afirmar com muita categoria e sem medo algum: A educação é, sim, prioridade desta gestão”, assegurou. 

 

Nesta mesma linha, o titular da pasta, Wagner Machado, reforçou o olhar da administração pela educação. “Assim como aqui, temos diversas ampliações de vagas na rede municipal, tanto em escolas de educação infantil como fundamental. Isso tudo demonstra que esta gestão, sim, tem comprometimento e responsabilidade com a educação. A educação é a base emancipadora de qualquer comunidade, e estamos no caminho certo para fazer Santa Cruz crescer cada dia mais e nossa vida aqui seja cada vez mais próspera e pujante”, afirmou.  

 

As obras de reforma e ampliação da Escola Willy Carlos Froehlich iniciam neste mês de junho e o prazo de execução é de um ano e meio. O investimento previsto é de R$ 2.993. 500, 00, com recursos do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb). A empresa responsável, vencedora da licitação, é a LT Construções Ltda, do município de Agudo.

 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP