Limpeza da sanga do Arroio Preto e do Rio Pardinho minimiza efeitos das chuvas Última atualização em, 19 de junho de 2023

A limpeza da sanga do Arroio Preto e do Rio Pardinho, ação executada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) cerca de 40 dias atrás, surtiu o efeito esperado. O trabalho minimizou os efeitos dos quase três dias de chuva em Santa Cruz do Sul.

A análise é do titular da secretaria, Edmar Hermany. Na tarde desta sexta-feira (16/06), ele avaliou o resultado do trabalho para o desassoreamento das margens da sanga e a remoção de resíduos e sedimentos no fundo do curso d’água. Hermany lembrou que a ação foi feita para prevenir alagamentos, justamente pensando nas previsões de que 2023 terá um inverno bastante chuvoso. “Nossa iniciativa deu um resultado muito bom nos locais onde houve as intervenções, evitando um cenário de calamidade. A limpeza foi muito importante e seguirá sendo feita, como orientou a nossa prefeita”.

Outro aspecto que contribuiu para o resultado foi o desassoreamento do Rio Pardinho, com a retirada de mais de 40 mil m3 de seixo de rio, segundo o secretário. Hermany também informou que as chuvas provocaram alguns deslizamentos na estrada de Monte Alverne, prontamente resolvidos pela Secretaria, com as condições de trafegabilidade das vias novamente normalizadas.