Junho Vermelho: Ação chama a atenção para a importância da doação de sangue Última atualização em, 19 de junho de 2023

A data de 14 de junho é considerada o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o sexto mês do ano é dedicado à conscientização sobre a questão. Nas unidades municipais de saúde de Santa Cruz do Sul, o assunto está sendo abordado com os pacientes.

Para o Junho Vermelho, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Pinheiral foi a responsável por desenvolver um material informativo que será distribuído em todas as unidades municipais. Um folheto com orientações básicas sobre o tema foi produzido e está sendo entregue aos frequentadores do estabelecimento e também durante visitas domiciliares.

Conforme a enfermeira da ESF Pinheiral, Julia Fernanda Moraes, o objetivo principal da ação é enfatizar a importância da doação de sangue. “É um tema pouco falado e trabalhado nas unidades de saúde, e muitas pessoas possuem receio de ser um doador devido à falta de informação, ao medo e a dúvidas”, considera.

A enfermeira espera que a ação contribua para levar mais esclarecimentos sobre o assunto aos pacientes, aumentando o número de pessoas interessadas em se tornar um doador de sangue.

Em Santa Cruz do Sul, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue Hemovida, no Hospital Santa Cruz (Rua Fernando Abbot, 174, fone 51 3056-2103), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, ou também no primeiro sábado de cada mês, no mesmo horário.

Pré-requisitos para doar sangue:

- Ter entre 16 e 69 anos

- Pesar no mínimo 50kg

- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h

- Estar alimentado

- Ter boa saúde e não estar com quadro infeccioso