Parceria entre Secretaria de Cultura, Movimento 4Black e cinema promove exibição do filme Pequena Sereia à comunidade negra Última atualização em, 02 de junho de 2023

Representatividade é algo importante e minorias vem buscando conquistar seu espaço e reconhecimento na sociedade. Por isso, o lançamento do filme Pequena Sereia, da Disney, tem chamado grande atenção da comunidade negra ao redor do mundo.

A obra traz no papel da protagonista, a princesa Ariel, a atriz e cantora afroamericana Halle Bailey. Como forma de fomentar essa discussão, o Movimento 4Black, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e a Cine Max Brasil, organizou uma sessão especial do longa-metragem no Maxi Shopping.

Presente à sessão, o secretário de Cultura Marcelo Corá avaliou a iniciativa de maneira positiva. “Mais do que  conscientização, foi uma ação de afirmação afro, através da cultura e do entretenimento, levando crianças e famílias a se identificarem com a magia e o lúdico de sua protagonista. Trouxe a mensagem de que todos podem ser protagonistas em suas vidas, independente da sua cor”, comentou.

Conforme o idealizador do 4Black, Erik Vinícius Silveira, foi a primeira atividade envolvendo cinema organizada pelo grupo. Entretanto, há cerca de 18 meses, eles vêm desenvolvendo diversas ações culturais, educacionais e sociais, como o Conexão 4Black, o Dia de Princesa e a Feira Black, assim como participando de ações de outros movimentos sociais.

A iniciativa buscou reunir a comunidade preta de Santa Cruz para assistir o filme, o que está sendo replicado por diversos movimentos no Brasil. “Decidimos nos unir para proporcionar um momento de representatividade e lazer nos cinemas. E, claro, é um símbolo da nossa luta antirracista, visto que o filme vem recebendo diversos ataques por ter uma protagonista negra”, explicou Silveira.

Os 130 ingressos colocados à disposição foram esgotados. Dentro da sala de projeção, foi possível presenciar famílias com representantes de até três gerações prestigiando a exibição, relatou Silveira. “Ver a sessão lotada foi uma das melhores sensações que poderíamos sentir. O rosto de tantas crianças e, inclusive adultos, se emocionando e vibrando com o filme é o motor do trabalho da 4Black”.

Conforme Silveira, a ação estimula o respeito e a visibilidade à pluralidade que compõe a população brasileira, principalmente diante das polêmicas que cercaram a escolha de uma atriz negra para o papel da sereia. Para ele, permitir a pessoas periféricas e de diversas localidades do município, principalmente crianças, se verem representadas no telão é um pequeno passo entre muitos necessários para que se chegue a uma equidade formal. “Este é o tipo de semente que queremos plantar em Santa Cruz do Sul. São essas pessoas que vão propagar no futuro novas ações e crescimento, principalmente entre a população negra da nossa cidade”, avaliou.