Secretaria de Obras trabalha na limpeza da sanga do Arroio Preto Última atualização em, 24 de maio de 2023

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) está trabalhando na limpeza da sanga do Arroio Preto. O trabalho teve início nesta terça-feira (23/05), nas proximidades da rótula da BR-471 com a RS-409.

A ação atende a um pedido da Associação de Moradores do Bairro Várzea. Conforme o titular da Seoi, Edmar Hermany, o desassoreamento das margens da sanga serve para a remoção de resíduos e sedimentos que estejam acumulados no fundo do curso d’água. A limpeza também  é importante devido à expectativa de um inverno chuvoso em 2023, prevenindo alagamentos.

O secretário salienta que, em um primeiro momento, já foram recolhidos diversos materiais, como pneus, roupas e troncos de árvore, além de carcaças de eletrodomésticos, como geladeiras e fogões.

Hermany estima que há cerca de 20 anos a sanga não passava por uma limpeza. Os trabalhos devem se estender até a área aos fundos do Complexo Inside, às margens do trecho municipalizado da BR-471. Toda a ação conta com o acompanhamento da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, que autorizou o trabalho. “Esta obra é importante, levando em consideração o que a meteorologia está prevendo para o inverno. Estamos nos adiantando”, definiu.