Agricultores já podem se inscrever no Programa Troca-Troca Última atualização em, 24 de maio de 2023

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), de Santa Cruz do Sul, informa que já estão abertas e prosseguem até o dia 12 de junho as inscrições para pequenos produtores rurais do município interessados no recebimento de sementes de milho através do Programa Estadual Troca-Troca de Sementes de Milho Safra 2023/2024.

Para se habilitar o produtor deve comparecer na sua associação de produtores rurais ou na própria Seagri, na Rua Tenente Coronel Brito, 176, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. É preciso ter consigo no ato da inscrição, CPF, documento de identidade e bloco de produtor. Para efetivar o cadastro também é preciso estar em dia com a Fazenda Municipal, ter posse de imóvel com área não maior que 50 hectares, ter na exploração agropecuária, no mínimo, 70 por cento de sua renda e residir no imóvel e/ou comunidade rural.

Estarão disponíveis para encomenda 12 cultivares de milho híbrido convencional, bem adaptados ao  município, atendendo aos mais diversos usos, como por exemplo, produção de grãos ou silagem.  O custo da saca de sementes de 20 quilos, o equivalente a 60 mil grãos, será de R$ 185,76, e cada produtor poderá solicitar até seis sacas. A previsão de entrega é final de agosto e o pagamento das sementes ocorrerá somente no ano seguinte, com vencimento previsto para 30 de abril.

Atualmente o Programa Troca-Troca é responsável por cerca de 60 por cento de todo o milho plantado no município, atendendo principalmente a subsistência das pequenas propriedades, tanto no consumo, como na alimentação animal. O cereal é também uma alternativa para lavouras após o cultivo do fumo.

Mais informações podem ser obtidas junto à Seagri pelo telefone (51) 3711-9334.