Secretaria de Obras atua para coibir bloqueio indevido de bocas de lobo Última atualização em, 19 de maio de 2023

A situação vem se repetindo em diferentes áreas da cidade. Instaladas para permitir o escoamento da água da chuva, bocas de lobo vem sendo lacradas nas ruas de Santa Cruz do Sul.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) iniciou um pente fino para identificar pontos bloqueados no município e adotar medidas para corrigir a situação. A operação começou pelo bairro Ana Nery, onde diversos casos foram constatados. Na sequência, os demais bairros da cidade também serão vistoriados.

Conforme o secretário da Seoi, Edmar Hermany, tal atitude não é permitida e causa grandes transtornos à população. Ele destaca que as bocas de lobo não devem ser fechadas para que, em dias de chuva, não haja risco de alagamentos. Hermany estima que o município tenha atualmente cerca de 800 bocas de lobo lacradas.

O bom funcionamento das redes de escoamento de água também depende da colaboração da população. O descarte irregular de lixo e restos de poda, além do depósito inapropriado de materiais de construção próximo às bocas de lobo, podem causar entupimento e impedir a vazão, o que acaba por provocar os alagamentos.

Na sequência do levantamento, o setor de Fiscalização da Prefeitura irá notificar os proprietários de imóveis onde haja bocas de lobo lacradas, para que façam o desbloqueio. Caso a determinação não seja cumprida, a infração é passível de multa.

Conforme a lei complementar 768, de 16 de março de 2021, a multa para o fechamento de bocas de lobo é de duas UPM – Unidade Padrão Municipal (1 UPM = R$ 397,67). Em caso de reincidência, o valo sobe para nove UPM. A partir da terceira notificação, o valor da multa passa para 18 UPM.

Denúncias podem ser encaminhadas à Central de Atendimento ao Cidadão, pelo whatsapp 51 98443-0312, ou pelo link https://www.santacruz.rs.gov.br/ouvidoria/.