Prefeitura reformará calçada da avenida Paul Harris Última atualização em, 24 de abril de 2023

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) deve iniciar, dentro de 14 dias, a recuperação da calçada da avenida Paul Harris, junto à área do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). O passeio foi danificado pelas raízes das árvores plantadas no local.

A avenida Paul Harris é importante via de ligação dos bairros Ana Nery e Arroio Grande com o centro da cidade. Ao passar pelo local, é possível constatar o pavimento bastante prejudicado, quebrado em todo o trajeto, pela ação das árvores. O trecho tem oferecido risco de queda a pedestres e também impossibilitado o deslocamento para cadeirantes.

Além disso, as raízes também provocaram estragos com o entupimento da tubulação de drenagem – que também será recuperada – e já começam a causar rachaduras na ciclofaixa. A situação foi classificada como de risco iminente pela Defesa Civil do município.

O titular da Seoi, Edmar Hermany, destacou que, além da melhoria da calçada, um projeto paisagístico está sendo desenvolvido para o túnel da Paul Harris com Marechal Floriano, incluindo rampas de acessibilidade e iluminação.

Para a realização da obra, inicialmente será preciso a supressão de oito árvores do passeio. Eventualmente, durante a verificação da tubulação de drenagem, haja a necessidade de remoção de mais alguma. A ação iniciou nesta quinta-feira (20/04). Após a conclusão do projeto, deverá ocorrer o plantio de novas árvores no passeio. A espécie escolhida para a substituição é a extremosa vermelha, árvore-símbolo de Santa Cruz do Sul.