Vacinação contra a gripe movimenta postos de saúde Última atualização em, 17 de abril de 2023

O sábado (15/04) foi de movimentação intensa em três postos de saúde de Santa Cruz do Sul. UBS Clementina Martini, ESF Arroio Grande e UBS Verena abriram suas portas pela manhã e à tarde para a aplicação da vacina contra a gripe em idosos e trabalhadores da saúde.

Rejane Wiethölter, 61 anos, dirigiu-se ao Verena ainda pela manhã. Ela conta que tem feito a vacina todos os anos. Ela reconhece a importância da imunização como um cuidado individual que contribui para o coletivo. “Se todos fizerem a sua parte, a vida anda mais fácil”, avaliou.

André Henker levou a mãe, Nelvi, 71, até o posto. Recuperando-se de uma cirurgia no pé, ela foi atendida dentro do veículo, em frente à unidade de saúde, por uma servidora municipal. “É muito importante para evitar a gripe e se proteger”, afirmou.

Enfermeira responsável pela UBS Verena, Fabiana Battisti considerou o movimento da manhã positivo. Até às 11h, cerca de 100 pessoas já haviam buscado a vacinação no estabelecimento. “De forma geral, está sendo muito bom. Somente nesta primeira semana, já passamos da aplicação de mais de 500 doses”.

Morador do bairro Goiás, Romeu Assmann, 63 anos, foi até a UBS Clementina Martini para garantir proteção contra a gripe. Ele ficou sabendo do dia de vacinação através dos jornais. “Eu acho muito importante fazer, a vacina protege e ajuda”, afirmou.

Ao todo, foram vacinadas durante o sábado 50 trabalhadores da saúde e 446 idosos. Desta forma, Santa Cruz do Sul alcançou a cobertura de 19,42% do público idoso e 9,04% entre os trabalhadores da saúde. O coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Rodrigues Peres, achou o resultado positivo. “Foi importante para oportunizar a vacinação desses primeiros grupos prioritários e fazer com que os próximos sejam tão bem acolhidos quanto esses primeiros foram”, avaliou.

O secretário de Saúde e vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, considerou que a mobilização teve um bom resultado. “Nosso Governo está comprometido em promover saúde para a população. As ações de imunização seguirão acontecendo e esperamos que a população atenda o nosso chamado”.

A partir de segunda-feira, 17, poderão ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, e trabalhadores de educação do ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas.