Parada da Diversidade e feira movimentam a Praça da Bandeira

Parada da Diversidade e feira movimentam a Praça da Bandeira

Última atualização em 27 de novembro de 2024

    A causa LGBTI+ teve um grande ato na tarde de domingo (24), em Santa Cruz do Sul. A quarta edição da Parada da Diversidade e a 3ª Feira da Diversidade trouxeram alegria e movimento à Praça da Bandeira.


Com o tema “Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!”, a parada também atraiu caravanas de outros municípios como Cruz Alta, Porto Alegre e Santa Maria. Conforme o coordenador Coordenadoria da Diversidade de Santa Cruz do Sul, Ruben Quintana, a atividade já se consolidou como a maior parada dos Vales do Rio Pardo e Taquari.


Ele salientou que o evento santa-cruzense se tornou um exemplo no segmento, assim como a própria cidade vem alcançando destaque. “Santa Cruz se tornou uma referência em políticas públicas da diversidade no Estado e no Brasil. Somos o único município do interior a ter um Departamento da Diversidade”, avaliou.


Conforme Quintana, esse status fez com que, mesmo com outras Paradas da Diversidade ocorrendo no mesmo dia, o evento de Santa Cruz do Sul tenha sido o destino escolhido por muitos artistas e público.


Quintana ainda destacou todo o suporte empregado na realização do evento. “Nós temos uma estrutura maravilhosa graças à Lei de Patrocínio do município que nos proporcionou isso. Conseguimos montar um bom espaço para recepcionar as pessoas, para dar qualidade ao espetáculo, principalmente para a gente poder promover a cultura drag e dos artistas”, explicou.


Presente à atividade, a secretária municipal de Cultura, Roberta Pereira, avaliou que a programação já se tornou tradicional em Santa Cruz do Sul, reunindo representantes de diversos municípios do Estado que vêm participar. “É realmente um evento que marca a resistência e o movimento em defesa dos direitos do público LGBTQIA+,”, afirmou.


Conforme Roberta, a Feira da Diversidade também cumpre um papel importante. “Ela traz empreendedores na área da diversidade com seus produtos, mostrando que também são empresários, que também geram impostos e empregos, que movimentam a economia”. Para a secretária, são eventos que entraram de vez no calendário do município. “Eles movimentam o Centro da cidade, marcando assim a importância de a gente respeitar e tratar a todos de maneira igual”, concluiu.


A 4ª Parada da Diversidade foi organizada pela Angel Produções, em parceria com a ONG Desafios, e patrocinada pelo município de Santa Cruz do Sul através da Lei de Patrocínio. O evento representa a luta pelos direitos LGBTI+ e visa promover inclusão, aceitação e respeito à diversidade. A Feira da Diversidade foi uma realização do Departamento da Diversidade, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, e da Prefeitura Municipal. A atividade reuniu empreendedores LGBTI+, fomentando a economia criativa e reforçando a inclusão e o fortalecimento da comunidade.

Loading...