Primeira parcela do ISS Autônomo vence dia 17 Última atualização em, 14 de abril de 2023

Prestadores de serviços precisam ficar atentos porque na próxima segunda-feira, 17, vence a primeira parcela do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para profissionais autônomos, referente ao exercício 2023. A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) enviou pelos Correios, no mês de março, 2.263 carnês para pagamento. A previsão de arrecadação para este ano é de R$ 855.226,88.

O  imposto deverá ser recolhido pelo contribuinte em quatro parcelas. A segunda vence no dia 15 de maio, a terceira em 15 de junho e a quarta no dia 17 de julho. Os valores variam entre R$ 39,76 e R$ 198,83, dependendo do nível de especialização do profissional autônomo. Para quem tem nível superior são duas UPM/ano, no caso de nível médio e\ou técnico, uma UPM/ano e para quem não possui especialização a cobrança equivale a 0,40 UPM/ano.

Os contribuintes que até o momento, por alguma razão, não tiverem recebido o carnê para pagamento do tributo, podem emitir uma segunda via pelo portal do Cidadão, no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (https://www.santacruz.rs.gov.br/servicos/iss-autonomos-2o-via), pelo aplicativo App Cidadão Online ou ainda procurar a Sefaz, na Rua Ernesto Alves, 240, no horário das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia.

As formas de pagamento do ISS também são variadas. É possível pagar via Pix, por meio do QRCode impresso no carnê, pelo aplicativo de qualquer banco ou ainda utilizando o código de barras em casas lotéricas, canais de autoatendimento e estabelecimentos conveniados da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul.