É grande a procura por peixes nas feiras rurais Última atualização em, 06 de abril de 2023

Quem quiser garantir o peixe no cardápio da Sexta-feira Santa deve se apressar. As primeiras horas da manhã desta quarta-feira (5/04) foram de vendas intensas nos seis pontos de comercialização de pescado em Santa Cruz do Sul – as feiras rurais Central, Arroio Grande, Senai, Parque da Oktoberfest, Linha Santa Cruz e Independência.

Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), a expectativa é de que sejam comercializadas em torno de nove toneladas durante a Feira do Peixe 2023. “Em razão da estiagem, a oferta este ano está reduzida. Como a procura nesta manhã já foi grande, recomendo aos consumidores que antecipem suas compras”, afirma Moisés Mora, servidor da Seagri.

O titular da pasta, Décio Luís Hochscheidt, está bastante satisfeito com os resultados. “A secretaria e os piscicultores trabalharam muito para isso e quem ganha é a comunidade de Santa Cruz”, avaliou.

No Parque da Oktoberfest, os feirantes Maikel de Bona e Karina Muller, de Linha Andrade Neves, comemoravam a boa procura por pescado. Enquanto de Bona saiu para repor mais produtos, Karina seguiu na banca atendendo a clientela. Ela contou que o movimento na banca estava bastante alto, estimando em 80% o crescimento da procura em relação ao ano passado. “Não estamos tendo tempo de repor, está saindo muito rápido. Nossa expectativa é de acabar o estoque ainda hoje”, relatou.

O técnico agrícola Gilnei Hoffstaedter sempre procura priorizar a compra de produtos locais. Ele vê na piscicultura mais uma oportunidade de diversificação de renda para os produtores rurais. Comprador assíduo dos peixes ofertados nas feiras rurais, ele destaca a variedade disponível. “Tem algumas coisas que a gente preza por serem produção local. Onde vou conseguir flié de jundiá com essa qualidade?”, indagou.

Na Feira Central, o aposentado Lindomar Schwengber, 61 anos, foi um que aproveitou a manhã desta quarta-feira para já garantir o almoço da Sexta-feira Santa. “Todo ano venho até a feira para comprar. Estou levando piava, carpa capim e jundiá para o almoço com a minha esposa na sexta. E já vou guardar também para a semana”.

As vendas prosseguem nesta quinta (6/04), enquanto houver pescado. Em horário especial na Sexta-feira Santa (7/04), das 7h ao meio-dia, a Feira Central deve comercializar, além de hortigranjeiros, pescados, caso ainda haja estoque disponível.