Secretário de Educação participa de fórum sobre o ensino no meio rural Última atualização em, 23 de março de 2023

Debater os desafios da educação no meio rural. Este foi o objetivo do Fórum de Educação Rural, promovido pela Afubra, que ocorreu nesta quarta-feira, 22, no parque de exposições, por ocasião da 21ª Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo. O encontro trouxe experiências vivenciadas em instituições em que ocorre o projeto Verde é Vida, realizado pela Afubra.

O evento reuniu painelistas gaúchos e catarinenses e contou com a participação de gestores de educação de vários municípios do Estado na plateia. O secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado, foi um dos participantes do Fórum. Na ocasião, Machado compartilhou a atenção dada pela administração municipal às escolas do interior. “Até há pouco tempo, estávamos educando para que as  pessoas encontrassem uma porta para fugir do campo. Agora não é mais assim. Em Santa Cruz, temos um interior pujante, que produz muito, e a mesma atenção que nós, enquanto gestores públicos, estamos dando para o meio urbano, estamos dando para as escolas do interior também”, declarou.

O secretário elencou os investimentos igualitários em infraestrutura e em tecnologia. De acordo com ele, a partir do 6º ano todas as escolas possuem telas interativas. Machado mencionou ainda  sobre os kits de robótica, que vão ser disponibilizados às escolas ainda no primeiro semestre.  Como exemplo de atenção às escolas do meio rural, ele comentou sobre uma instituição do Estado que foi municipalizada, para evitar o encerramento de suas atividades.  “A gente percebe o quanto uma comunidade se desenvolve no entorno de sua escola e quanto ela é fundamental para o crescimento de uma região, por isso impedimos que uma escola de referência para uma localidade encerrasse suas atividades”, contou, referindo-se á Escola Guilherme Simonis, de Boa Vista.

Em um segundo momento, a diretora da Emef Cardeal Leme, de Linha São Martinho, Juliana Margarete Behling, também deu seu depoimento. “O projeto de educação diferenciada através do meio rural, através do projeto Verde é Vida iniciou em 2008 na nossa escola. Nossos professores tiveram duas semanas de formação para que visualizássemos os alunos dentro do meio em que estão inseridos, e até hoje o projeto repercute positivamente em nossa escola”, comentou. Também compartilharam seus projetos escolas do município gaúcho de Canguçu, e da cidade de Capinzal, Santa Catarina.