51 3690 4143

Casal investe na produção de ovos coloniais em São José da Reserva Última atualização em, 20 de março de 2023

Depois de trabalhar no comércio por um tempo, Luiza Gabriela da Silva, de 34 anos, resolveu assumir outras ocupações após tornar-se mãe. Com a chegada dos filhos, para poder dar atenção a eles e poder trabalhar em casa, encontrou mais uma alternativa de renda em sua propriedade: investir na produção de ovos coloniais. “No começo foi difícil porque não entendia muito, mas recebi orientações dos técnicos da agricultura e fui aprendendo”, comenta.

 

Desde abril do ano passado, é em maio aos campos e plantações de São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul, que ela e o marido, que cultiva alguns hectares de soja, construíram uma estrutura para abrigar cerca de 500 galinhas. Após receberem orientações de técnicos da Secretaria de Agricultura do município, o investimento deu tão certo que atualmente comercializam mais de 40 dúzias de ovos por dia. “Temos vários clientes, mas em especial, confeitarias e para cooperativas de Santa Cruz e Vera Cruz”, conta Luiza. 

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Decio Hochscheidt, o município tem vários incentivos para os produtores que desejam ampliar investimentos em suas propriedades. “Além de profissionais técnicos que prestam orientações, disponibilizamos maquinário para serviços de terraplanagem, abertura de aguadas e açudes”, afirmou o secretário. 

 

Frango de corte

 

Em outra região de Santa Cruz, em Linha 7 de Setembro, o avicultor Dirceu Maskoski veio do município de Westflalia para investir no ramo da criação de frango de corte. Com experiência de mais de vinte anos nesse segmento, é o primeiro lote de 85 mil animais. 

 

Dentro de uma área de 16 hectares, ele conta com dois aviários  e com uma estrutura moderna de climatização de controle de temperatura, para que os frangos não sintam a intensidade do calor externo. Nos últimos dois anos, Maskoski investiu na propriedade e contou com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, na melhoria dos acessos, serviços de terraplanagem e abertura de aguadas. “Durante dois anos fiquei preparando os espaços e deixando tudo pronto para receber os pintos, inclusive não tive problema na estiagem porque abri um poço artesiano. Agora é só cuidar para que tudo ocorra bem, em trinta dias já consigo vender o primeiro lote”, afirmou. 

 

Incentivos

 

Assim como o casal que investiu na produção de ovos coloniais em São José da Reserva, e o avicultor que veio investir em Linha Sete de Setembro, e que receberam incentivos da prefeitura,  produtores rurais que necessitam de apoio para suas propriedades, é só entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (51) 3711-9334, ou no endereço Rua Tenente Coronel Brito, 176.  Outros incentivos também são oferecidos pelo Banco do Povo do município, que dispõe de linhas de crédito de até R$ 60 mil, a juros baixíssimos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2109-9270, ou na sede do Banco do Povo, junto ao Parque da Oktoberfest.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP