Quintal da Dengue ensina como evitar a proliferação do mosquito na Apae Última atualização em, 23 de março de 2023

Frequentadores da Apae de Santa Cruz do Sul estão recebendo instruções sobre como combater o mosquito Aedes aegypti. A equipe de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Cruz do Sul levou até a instituição mais uma edição do Quintal da Dengue, na manhã desta quinta-feira (16/03).

A atividade busca, de maneira lúdica, ensinar formas de impedir a proliferação do inseto. Com a instalação de um ambiente cenográfico, simulando uma residência, são sugeridas as diversas situações onde o mosquito pode depositar seus ovos. Em clima de brincadeira, as crianças aprendem que é preciso evitar a água parada e limpar recipientes como o pote de água do cachorro, por exemplo, para evitar que o Aedes surja.

“Estamos ensinando as crianças, na prática, a não deixarem o mosquito da dengue nascer. Elas também agem como multiplicadoras da informação e vão repassar os cuidados aos pais”, explica a chefe do Setor de Combate a Endemias, Juliana Hofmeister.

Conforme a coordenadora pedagógica da Apae, Sandra Kirst, a atividade contribuiu bastante para o planejamento de ensino da instituição. “Vai agregar muito ao nosso trabalho. A parceria com a Prefeitura será muito positiva”, avaliou.

A Apae inaugurou o calendário de ações em escolas do Quintal da Dengue em 2023, dentro do Programa Saúde na Escola. O trabalho prosseguirá na sexta e no sábado. O projeto Quintal da Dengue teve início no ano passado e está aberto a escolas tanto da rede pública como privada. Instituições interessadas em receber a atividade podem fazer a solicitação pelo telefone (51) 3715-1546 ou pelo e-mail dengue.vigilancia@santacruz.rs.gov.br.