Saúde retoma aplicação de larvicida biológico Última atualização em, 06 de março de 2023

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde, fará a aplicação aeroespacial de larvicida biológico em diversos bairros.

“Iniciaremos segunda de manhã pelos bairros Várzea e Independência (Cohab), ambos muito atingidos pelo temporal da semana passada, aumentando a chance de proliferação de mosquitos. Essa aplicação de larvicida biológico em grande escala agiliza o serviço, atinge criadouros em residências onde os Agentes de Combate às Endemias não têm acesso. Este mesmo trabalho foi realizado no bairro Progresso em fevereiro”, pontua a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Dumke.

A dispersão do ingrediente ativo BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis) será feita por meio de veículo pick-up com o equipamento Mini Gerador de Aerossol UBV, pulverizando em direção aos imóveis, para alcançar vários ambientes e situações que acumulam água. O larvicida biológico é composto de cristais proteicos e esporos, que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, cessando sua atividade, esperando a morte dos insetos em 24h após a aplicação do produto.

As aplicações nos bairros vão ocorrer durante toda a semana - a seleção dos locais contemplados segue critérios técnicos, entomológicos e epidemiológicos.

“Esperamos diminuir a infestação de mosquitos, proporcionando uma cobertura mais rápida no município. O produto é seguro, eficaz, não é prejudicial ao homem ou ao meio ambiente, possui inclusive certificação da Organização Mundial da Saúde para uso em água potável”, complementa a secretária Daniela.

Dados:

FOCOS AEDES AEGYPTI 2022 (de 1° de janeiro a 12 de fevereiro 2022): 568

TOTAL DE FOCOS 2022: 2950

FOCOS DE AEDES AEGYPTI 2023 (de 1° de janeiro a 11 de fevereiro 2023): 471

ARBOVIROSES - SCS - Ano 2023

Atualização 03/03/2023

DENGUE - 192 notificações

DENGUE - SCS

Notificados: 184

Positivos: 8 (3 por laboratório)

Descartados:115

Aguardando: 61