Prefeita autoriza início das obras de ampliação da rede hídrica de São Martinho Última atualização em, 16 de fevereiro de 2023

Nenhuma comunidade do interior sem água potável. Com esse compromisso, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 15, o termo de início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que atenderá diversas localidades no distrito de São Martinho. O ato ocorreu no Salão Butzge e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças locais, representantes da empresa contratada e comunidade. Após houve almoço de confraternização no local.

A obra de ampliação do sistema de abastecimento em São Martinho consiste em uma extensão de mais 36,25 quilômetros de rede para garantir suprimento de água a 115 famílias que vivem na zona rural. No ano de 2018 já haviam sido construídos oito quilômetros de rede que passaram a suprir com água potável 57 famílias.  A ampliação que será executada agora, compreenderá também um poço com vazão de 12 mil litros por hora, estações de bombeamento e reservação com capacidade para 60 mil litros.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Cechinato, os trabalhos iniciam esta semana e a expectativa é que a rede possa ser inaugurada em março do ano que vem. Ele ressaltou o tamanho da obra e disse que o governo está atendendo às demandas da comunidade. “São 36 quilômetros de rede e mais de 100 famílias atendidas, são números fantásticos que demonstram que a Administração está fazendo entregas. 2023 será um ano de muitas entregas”, disse ele.

A ampliação será executada pela empresa Concórdia Poços Artesianos, vencedora da licitação, e o prazo para conclusão dos trabalhos, conforme o contrato,  é de até 14 meses. Já o investimento da prefeitura é de R$ 2.101.316,64, que serão custeados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III).

Ao se pronunciar na ocasião, a prefeita Helena Hermany reafirmou seu compromisso em levar água tratada às comunidades do interior. “Nos propusemos a cuidar das pessoas para que elas se sintam felizes e tenham qualidade de vida. Nessa estiagem já levamos mais de um milhão de litros de água através de caminhões-pipa a diversas comunidades, mas esse número não nos orgulha porque o que queremos de fato é que as pessoas abram a torneira e tenham água em suas casas. Esse é o meu compromisso”, reforçou.

Para o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, o momento era de comemoração. “Hoje estamos aqui celebrando o contrato número um. O primeiro investimento que o Município faz este ano é para o interior, brigamos e defendemos na Câmara a aprovação dos recursos para uma obra que vai mudar a vida das pessoas. Nosso compromisso é com a população, se queremos segurar o jovem no interior precisamos pensar no futuro deles”.

Já o vice-prefeito Elstor Desbessell, que fez uma pausa nas férias para estar presente no ato de assinatura, disse que a obra demorou em razão de diversos fatores e citou a questão da Covid-19 que concentrou as atenções do governo no primeiro ano e também os trâmites normais do processo para contratação da empresa. “Com certeza há muito o que fazer no interior, mas me orgulho em dizer que as coisas estão andando. Estamos iniciando esta obra no pior momento da estiagem no Rio Grande do Sul”.

Também estiveram presentes no ato, os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany; de Agricultura, Décio Hochscheidt, vereadores Ilário Keller e Jair Eich, e os subprefeitos de Monte Alverne, Mauri Frantz, e de Boa Vista, Jorge Luis Zimmer.