Rota de Santa Maria detalha solução de engenharia para acessos da RSC-287

Rota de Santa Maria detalha solução de engenharia para acessos da RSC-287

Última atualização em 25 de novembro de 2025

Uma equipe técnica da concessionária Rota de Santa Maria, empresa do grupo espanhol Sacyr, responsável pelas obras de duplicação da RSC-287, esteve no Palacinho na manhã desta terça-feira, 25, para apresentar ao prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Ivan Moraes, as soluções de engenharia que serão implantadas para regularizar os acessos à rodovia no trecho urbano duplicado.


O encontro teve como objetivo detalhar os principais pontos de entrada e saída da rodovia que já foram definidos para garantir segurança viária, evitando pontos de colisão, curvas perigosas, lentidão ou cruzamentos inseguros. “O governo do Estado assumiu a responsabilidade de regularizar os acessos através da concessionária e hoje viemos apresentar a solução de engenharia que vamos implantar”, explicou o gerente Socioambiental e Relações Institucionais, responsável pela obra da Rota de Santa Maria, César Cruvinel.


O trabalho apresentado está atualmente na fase de anteprojeto. Após a conclusão do projeto executivo, que deve ser entregue em até 60 dias, será necessário elaborar um aditivo contratual, pois a regularização dos acessos não estava prevista no contrato original. Somente após essa etapa será possível iniciar a obra. “A ideia é começar e finalizar o mais rápido possível”, disse Cruvinel.


Além do prefeito Sérgio Moraes, participaram da reunião o vice-prefeito Alex Knak, o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, e o vereador Raul Frischt. Representando a Rota de Santa Maria esteve também a engenheira Natália Ramos Rojas. O prefeito de Venâncio Aires, que esteve no Palacinho para uma agenda com Moraes acerca da divisa de Seival,  acompanhou a agenda.

Fotos: Évelin Nyland

Loading...