Sistema fotovoltaico contempla 27 escolas da rede pública municipal Última atualização em, 13 de janeiro de 2023

Mais uma escola municipal de educação infantil de Santa Cruz do Sul passou a contar na última semana com sistema fotovoltaico para geração de energia limpa e renovável. A Secretaria Municipal de Educação (SEE), por intermédio de uma empresa terceirizada, instalou um conjunto de placas solares na Emei Castelo Infantil, do Bairro Arroio Grande. Essa é a quinta escola de um lote de 14 que serão contempladas nos próximos 15 dias. Estão incluídas nesse grupo também escolas do interior.

O investimento do Município no atual lote é de R$ 1,2 milhão e o retorno é estimado em um prazo de quatro anos. A instalação das placas teve início em 2021, quando um lote de 13 educandários – onde estavam as escolas que apresentavam maior consumo de energia elétrica - recebeu a tecnologia, em um investimento de R$1,4 milhão. Com potência instalada de 412 kWp, o funcionamento teve início no final do mesmo ano e uma economia de R$ 390 mil foi percebida ao longo de 2022.

Como explicou o engenheiro eletricista Bruno Brum Reis, que atua dentro da SEE, todas as instituições de ensino da rede municipal serão beneficiadas com o sistema, mas não serão instaladas placas em todas elas porque o telhado não permite ou a edificação fica em local sombreado, com muita vegetação. “Algumas escolas em razão de sua infraestrutura não recebem a placa solar diretamente, mas recebem os créditos que são gerados nas outras usinas que já estão em funcionamento pleno”, disse.

Ao final da instalação desse segundo lote, cuja potência é de 341 kWp, serão 27 escolas com a nova tecnologia instalada e capacidade aumentada e, no total, 37 escolas contempladas com créditos de energia para abater na fatura. “Estamos utilizando o autoconsumo, gerando energia e consumindo ao mesmo tempo”, explicou Bruno. Uma central de monitoramento, instalada dentro da SEE, fará o acompanhamento da produtividade e performance dos equipamentos.

Para o prefeito em exercício Elstor Desbessell, não é à toa que os investimentos em energia solar, no âmbito da Administração Municipal, começam pelas escolas. Ele frisa que o Brasil caminha hoje para um momento importante, ampliando sua capacidade de geração de energia limpa. “Nada melhor que trabalharmos a pauta da sustentabilidade no contexto da educação. Todos precisamos contribuir para esse futuro e ao começar pela escola, damos o exemplo às novíssimas gerações”, argumentou.

Para o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, há que se ressaltar a economia para os cofres públicos a partir da instalação das placas solares, mas também o exemplo que Santa Cruz do Sul dá através da educação. “Muitos pais empresários podem copiar essas ideias e levar para seus empreendimentos e assim a gente vai tornando a cidade mais sustentável, com energia limpa. Então não é só economizar na conta de luz, é plantar uma sementinha  para o futuro”, destacou ele.

Na Emei Castelo Infantil, a nova tecnologia foi muito bem recebida pela direção. “É uma coisa muito boa, pela questão da economia que é super importante e necessária, mas também pela sustentabilidade”, disse a diretora  Karine Inês Kothe. Já a vice-diretora, Carla Rodrigues, ressaltou o aspecto educativo da iniciativa. “São melhorias que chegam para o bem de todos. E assim também vai se criando uma consciência ambiental nas crianças, desde muito cedo”.

Em 2021 receberam o investimento em energia solar as escolas municipais de ensino fundamental Bom Jesus, Luiz Schroeder, Duque de Caxias, Menino Deus, Guilherme Hildebrand, Guido Herberts, São Canísio, Leonel Brizola, Dona Leopoldina, José Leopoldo Rauber, Harmonia e escolas municipais de educação infantil Pequeninos do Faxinal e Vovô Arlindo. Este ano estão sendo contempladas as escolas municipais de ensino fundamental Felipe Becker, Rio Branco, Frederico Assmann, Santuário, Normélio Egídio Boettcher, Vidal de Negreiros, Emanuel, Professor José Ferrugem e escolas municipais de educação infantil Aliança, Progresso, Vila Nova, Linha Santa Cruz, Castelo Infantil e Pingo de Gente.