Um espetáculo de emocionar o público,. Assim foi a noite de abertura do 38º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A abertura oficial do evento, realizada na tarde de sexta-feira, 21, no Ginásio Poliesportivo Arno Frantz (Arnão) em Santa Cruz do Sul, reuniu inúmeras autoridades. A organização e promoção é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Fundação Cultural Gaúcha (FCG), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da 5ª Região Tradicionalista e da KTO.
Ressaltando as raízes gaúchas, diversos momentos marcaram a noite. Entre elas a chegada da chama, acompanhada da imagem de Nossa Senhora Medianeira, Rainha do Povo Gaúcho. A chama veio de Santa Maria e foi conduzida a cavalo pelos integrantes da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav) e recepcionada por peões e prendas que carregaram as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, do município-sede e de representações das Regiões Tradicionalistas (RTs).
O prefeito Sérgio Moraes relembrou a vinda do Enart para Santa Cruz do Sul, quando de seu mandato como prefeito. “Há 28 anos atrás nós criamos esse festival em Santa Cruz, o Enart. Não tínhamos noção do tanto que iria crescer e o sucesso que seria até hoje. Os tradicionalistas aqui se encontram e mostram um verdadeiro show de cultura. É impressionante o que mostram, a cultura gaúcha é a maior e a mais bonita de todo esse Brasil. Fico honrado em ser o prefeito de uma cidade tão importante quanto Santa Cruz", afirmou o prefeito.
A programação contou com o acendimento oficial da chama, realizada pelo presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, e pelo vice-presidente de Cavalgadas, Márcio D’Ávila.
Prestigiaram a abertura os secretários estaduais de Turismo, Ronaldo Santini, e de Cultura, Eduardo Loureiro, que destacaram os investimentos destinados ao tradicionalismo, inclusive por meio do programa Avançar Tchê, responsável pela destinação de cerca de R$ 16 milhões a entidades tradicionalistas.
Também presentes o presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Gress; os secretários municipais de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, e de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers; o presidente da Comissão Executiva do Enart, Jorge Rohr; a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (RT), Marisa Rossa, e os deputados Kelly Moraes e Heitor Schuch. A 1ª Prenda do RS, Laura Lais Durli e o 1º Peão, Leônidas Augusto da Silva.
Na sequência vieram as apresentações de danças tradicionais. A primeira foi do CTG Ronda Charrua, campeão do ENART 2024. Da 5ª RT, fez parte o CTG Candeeiro da Amizade, da vizinha Vera Cruz. O evento segue até domingo, 23 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site minhaentrada.com.br.
Fotos: Ana Souza
Momento do recebimento da chama do Enart pelo prefeito
Prefeito Sérgio Moraes recebeu a portaria que transfere para Santa Cruz a sede do MTG durante o Enart
Entrega do troféu símbolo do Enart ao prefeito Sérgio
CTG Ronda Charrua
CTG Candeeiro da Amizade
Entrada com a chama e a imagem de Nossa Senhora Medianeira
