Estagiários da Saúde recebem capacitação para atendimento ao público Última atualização em, 29 de dezembro de 2022

A preocupação em bem atender o público usuário dos postos de saúde motivou a equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, a realizar na quinta-feira, 22, no Cerest/Vales, uma capacitação com um grupo de 30 estagiários. Eles são responsáveis pela recepção dos usuários que ingressam em busca de atendimento nas unidades básicas e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município.

Durante a capacitação foi distribuído um manual de orientação, elaborado pela coordenação da Atenção Básica junto com enfermeiros da rede e acadêmicos da Unisc. Em 20 páginas, segundo explicou a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, estão descritos os passos de como devem ser realizadas as atividades do estagiário nas unidades de saúde, dicas de diálogo e organização das UBS/ESF e também roteiros de marcação de consultas, autorização de exames e demais demandas de secretariado.

Porém, como explicou Carlin, o foco da capacitação foi o atendimento ao público. Questões como boas maneiras na hora de acolher e prestar informações aos usuários, formas de atendimento ao telefone, entre outros temas foram trabalhados na ocasião “O estagiário é a porta de entrada nas unidades de saúde, é a ele que as pessoas que chegam em busca de auxílio se reportam primeiro. O acolhimento não é feito só pelo médico, mas por toda a equipe”, disse.