Santa Cruz do Sul presente em publicação sobre a luta antimanicomial e os 30 anos da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica Última atualização em, 21 de dezembro de 2022

Santa Cruz do Sul está representada em um dos dois volumes da obra “Luta Antimanicomial e os 30 Anos da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica – RS: Em defesa do cuidado em liberdade”. Profissionais da saúde atuantes no município contribuíram com a produção de um capítulo para a publicação, lançada no dia 14 de dezembro.

A coletânea de artigos foi elaborada com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado. A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Melissa Dorneles, a assistente social Guiomar da Silva – atuou no serviço de 2001 a 2022 – e a psiquiatra Martha Noal – profissional do CAPS II de 1996 a 2008 – participaram do livro com o capítulo “Trajetória da reforma psiquiátrica no Vale do Rio Pardo: 25 anos de história de Santa Cruz do Sul", onde  contam a história da reforma psiquiátrica do município e da região do Vale do Rio Pardo.

A publicação tem como objetivos reafirmar a importância do cuidado em liberdade e provocar a reflexão sobre o sofrimento psíquico.