Prefeitura avalia ferramentas e ações para enfrentar a estiagem Última atualização em, 16 de dezembro de 2022

Reunião na manhã desta quinta-feira (15/12) discutiu as estratégias da Prefeitura de Santa Cruz do Sul para enfrentar a estiagem prevista para o verão 2022/2023. O encontro contou com representantes das secretarias de Agricultura (Seagri) e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), da Defesa Civil e subprefeitos.

Conforme o titular da Semass, Jaques Eisenberger, uma série de iniciativas foram executadas ao longo de 2022. Jaques lembrou da distribuição de 160 cisternas a agricultores pela Seagri, adquiridas com recursos próprios; a entrega da rede hídrica de Travessão Linha Josefa, com 30 famílias beneficiadas; ampliação das redes hídricas de Linha Sete e Quarta Linha Nova.

Jaques listou também a perfuração de quatro poços artesianos dos quais dois – em Linha Arroio do Tigre e Linha Justo Rangel – deram água. No próximo dia 19, uma nova licitação será lançada para a perfuração de outros quatro.

A Prefeitura também está trabalhando na captação de água em Entrada São Martinho. A localidade, juntamente com Linha Arroio do Tigre e entrada da Linha Vitorino Monteiro, também receberá projeto de rede hídrica. Em breve, também deve ocorrer a assinatura do contrato para o início da segunda fase da rede hídrica de São Martinho – do Salão Butzge até Linha Antão, com mais de 30 km, deverá atender em torno de 130 famílias.

Para 2023, há a previsão de substituição da rede hídrica de Monte Alverne, a partir de março. O material para a obra já foi adquirido. Conforme o secretário, essas ações fazem parte de uma política da atual Administração. “A prefeita Helena Hermany sempre diz que temos que dar as mesmas condições da cidade à comunidade rural. Isso começa por ter água em casa, é o mínimo que as pessoas precisam”, avaliou.

Jaques lembrou que o Município dispõe de um caminhão-pipa próprio de 8 mil litros e outro, locado, com a mesma capacidade. A Prefeitura também mantém em Monte Alverne outro caminhão-pipa de 4 mil litros para atender a região.

Também foi apresentado aos subprefeitos as cinco cisternas móveis adquiridas pela Defesa Civil com recursos do Governo Federal. Os equipamentos, com capacidade de 4,5 mil litros cada, são adaptáveis a qualquer tipo de caminhão para o transporte. “Isso vai agilizar bastante o atendimento de entrega d’água pelo interior”, avaliou.

Jaques aproveitou a oportunidade para lembrar que a população pode ajudar a combater a escassez de água, evitando lavar carros e calçadas e encher piscinas, por exemplo, durante o período de estio. “Nenhuma dessas ações adianta se as pessoas não usarem a água de forma adequada e racional”, concluiu.