Com o objetivo de verificar a produção das propriedades fornecedoras da merenda escolar, na última semana, representantes das secretarias Municipais de Educação, de Agricultura, de Desenvolvimento Social e Inclusão, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), realizaram uma visita técnica à propriedade da família Müller, integrante da Coopersanta e responsável pelo fornecimento de diversos itens da merenda escolar, em Linha João Alves. O objetivo foi acompanhar de perto o trabalho das famílias agricultoras que abastecem a alimentação escolar em Santa Cruz do Sul.
Durante o encontro, o grupo acompanhou todas as etapas da produção na propriedade. A ação integra o calendário de execução dos contratos da Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tem como intuito verificar as condições estruturais e produtivas das propriedades fornecedoras, fortalecer o vínculo entre gestão pública, cooperativas e agricultores e garantir a conformidade dos alimentos entregues à rede municipal de ensino.
Para a equipe técnica, esse tipo de acompanhamento é fundamental para reforçar a transparência do processo, garantir qualidade nutricional e sanitária dos alimentos e assegurar que a alimentação escolar continue priorizando produtos saudáveis, sustentáveis e oriundos da agricultura familiar. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Elizabeth Rodrigues, acompanhou a visita. “O PNAE, além de proporcionar que se adquira alimentos frescos e nutritivos, ajuda a manter jovens no campo e valoriza a contribuição da mulher na agricultura familiar. A partir do programa, são muitas famílias que estamos fortalecendo, desde o campo até a mesa das nossas escolas", disse.
Fotos: Marcos Meurer
