Nova usina de transbordo entra em operação nesta quinta Última atualização em, 02 de dezembro de 2022

Resíduos e rejeitos orgânicos domésticos já têm um novo local de destino em Santa Cruz do Sul. A partir desta quinta-feira (01/12), o material será encaminhado para a Usina de Transbordo da empresa Conesul, vencedora da licitação para a prestação do serviço.

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) esteve no local durante a tarde. Conforme o titular da Semass, Jaques Eisenberger, a nova área atende a todas as determinações técnicas para a realização adequada das atividades. “Trará mais qualidade na gestão de resíduos do município, pois estamos trabalhando de maneira ambientalmente adequada, sem risco de contaminações”, explicou.

Depois da passagem pela Usina de Transbordo, os resíduos são encaminhados ao aterro da CRVR, em Minas do Leão. Jaques salienta que o novo local possui estrutura totalmente apropriada, com área fechada e coberta, piso impermeável e pátio pavimentado. “O lixo não fica em contato com o solo e o chorume vai para uma estação de tratamento”, declarou.

O contrato é de um ano, com possibilidade de renovação por 60 meses. Eisenberger destaca que o aprimoramento da gestão de resíduos do município é um dos grandes objetivos do governo da prefeita Helena Hermany.