51 3690 4143

Mais de 30 mil pessoas prestigiam o 35º Enart Última atualização em, 21 de novembro de 2022

O maior evento do tradicionalismo no Estado novamente foi um sucesso. Cerca de 34 mil pessoas passaram pelo Parque da Oktoberfest nesse fim de semana, durante o 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), e mais de quatro mil competidores de todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul vieram a Santa Cruz do Sul para abrilhantar o evento. O 35º Enart foi  promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). 

 

A programação teve início na última sexta-feira, 18, com a cerimônia de abertura. A prefeita Helena Hermany, acompanhada de vários secretários, prestigiou a solenidade. Em seu pronunciamento, saudou o público e destacou os investimentos do município no tradicionalismo. “Santa Cruz recebe todos vocês de braços abertos. Queremos que sintam-se em casa, e que a nossa casa seja a casa de vocês. Estejam certos de que nosso município sempre será apoiador do tradicionalismo”, iniciou a prefeita. 

 

Na sequência, Helena elencou os recursos disponibilizados pelo município à cultura tradicionalista. “Além de apoiarmos o Enart,  firmamos um convênio com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, para subsidiarmos serviços de saúde, e vamos construir uma arquibancada coberta na pista de rodeios do nosso Parque de Eventos, um investimento de mais de um milhão e meio”, elencou. Helena agradeceu também pela contribuição do MTG na arrecadação de brinquedos para a campanha do Natal Fraterno, que ao final do evento totalizou 4 mil unidades. 

 

Ao final da manifestação, a prefeita fez menção à realização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que ocorrerá em Santa Cruz entre os dias 15 e 19 de março do próximo ano, no Parque de Eventos.O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, agradeceu o município pela estrutura oferecida para sediar o Enart. “Somos muito gratos por Santa Cruz sempre nos receber tão bem e de oferecer toda esta estrutura que precisamos. Nesta retomada, após dois anos sem Enart, sugiro que cada um faça pelo menos um amigo novo, porque precisamos celebrar o encontro e a vida”, afirmou. Ele ressaltou ainda duas novidades nessa edição, que foi a dança de salão inclusão, e o desfile pela tua central da cidade, denominado  Enart na Comunidade.

 

Representando o governo do Estado, a secretária Adjunta de Cultura, Gabriella Meindrad, também fez seu pronunciamento e ressaltou os investimentos em cultura. “Quero cumprimentar a prefeita Helena, por receber o Rio Grande do Sul neste momento tão especial. Preciso destacar que a secretaria é parceira do Enart e de tantos outros projetos maravilhosos, e só neste ano investimos R$ 100 milhões, através da Lei de Incentivo à Cultura, e mais R$ 30 milhões por meio do Fundo de Apoio à Cultura. É momento de celebrar o final de uma gestão com investimentos históricos na área cultural”, destacou. 

 

O Enart teve sequência com as disputas na dança, através das forças A e B, de todas as regiões do Estado. A programação contou ainda com competições durante os três dias da festa em modalidades como a chula, a declamação, solista vocal, danças gaúchas de salão, entre outras. Um dos pontos altos do evento foi a realização, de forma inédita, do desfile das delegações no centro da cidade, que ocorreu no sábado pela manhã.  Segundo os organizadores, cerca de 1,8 mil pessoas participaram da atividade, levando apresentações artísticas para a população. 

 

O encerramento do 35º Enart ocorreu no domingo, 20, no Ginásio Poliesportivo. O vice-prefeito, Elstor Desbessell, prestigiou o ato. “Somos muito gratos por todos vocês trazerem este brilho da cultura tradicionalista para a nossa cidade.  O município será sempre parceiro para que esta festa, já consolidada, seja sempre com sucesso. Nos sentimos honrados em poder participar de tudo isso, e para  o próximo ano, vamos contribuir ainda mais para que o desfile no centro da cidade aconteça novamente, para que nossa comunidade prestigie ainda mais”, declarou. 

 

Após, houve o anúncio dos vencedores. Na categoria A das Danças Tradicionais, tornou-se campeão o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, e na B, o CTG Sentinelas do Forte, de Caçapava do Sul. 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP