51 3690 4143

Prefeitura e Agefa renovam convênio para manutenção da Escola Família Agrícola Última atualização em, 07 de novembro de 2022

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) renovaram convênio para fins de manutenção da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O ato de assinatura ocorreu nessa sexta-feira, 4, na sede da instituição, junto à Granja Municipal, espaço cedido pelo município desde 2019.  A solenidade contou com a presença da prefeita Helena Hermany, do vice-prefeito Elstor Desbessell, do secretário municipal de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, e de representantes da escola e da associação.

 

 Pelo convênio, mantido há 13 anos, o município repassa recursos financeiros via bolsas de estudo no valor mensal de R$ 12.900, 00, totalizando R$ 154.800,00. Os jovens, filhos e filhas de agricultores, recebem formação contextualizada no Ensino Médio e no Técnico Agrícola, via pedagogia da alternância. Pelo modelo, o aluno permanece uma semana na escola e outra na propriedade agrícola, junto à família. 

 

Ao se pronunciar, a prefeita Helena ressaltou os investimentos do município para estimular para que as novas gerações continuem no campo. “Enquanto poder público, temos o compromisso de dar incentivos para que o interior tenha as mesmas condições e a estrutura necessária das pessoas da cidade, para que elas sintam orgulho de estar no campo”, assegurou. Helena utilizou como exemplo o serviço de internet, que está sendo implantado na zona rural.  “Percebo que cada vez mais as pessoas, as empresas, estão olhando com simpatia para o interior, e isso faz com que o agricultor possa investir mais e produzir mais em sua propriedade”, completou. 

 

O coordenador Institucional da Efasc, Adair Pozzebon, agradeceu a cedência do espaço pelo município. “Hoje é um dia de celebração, pois neste espaço que estamos, consolida nossa escola com sede própria. Então estar nesta casa nova tem um significado muito forte, nestes 13 anos de caminhada”, reconheceu. Pozzebon destacou ainda que a estrutura atual atende a filosofia de trabalho da instituição. “Esta estrutura que temos aqui é uma luta que temos enquanto escola, no sentido de que agricultura e educação precisam caminhar juntas. E por isso nosso agradecimento pela formalização dessa parceria com o município”, salientou. 

 

O vice-prefeito, Elstor Desbessell, também se pronunciou. “Estamos muito felizes em mais uma vez reiterar e renovar esta parceria. Nossa gestão tem este olhar com a agricultura e quer incentivar nossos jovens com oportunidades de formação e de crescimento”, destacou.

 

Já o presidente da Agefa, Márcio Luís Manske, ressaltou a filosofia da escola na formação dos adolescentes. "Estamos renovando uma parceria que vem desde 2009. Para mim, como agricultor, ter um filho formado aqui e estar tocando minha propriedade, é motivo de muita alegria. Esta escola faz com que a própria escola, os monitores, as famílias, consigam trabalhar juntas, porque não se faz educação se a família não está presente. Por isso somos muito gratos aos demais parceiros e também à prefeitura por nos apoiar”, declarou.  

 

Presente no ato, Rosane e Silvério Schwengber, de Alto Paredão,  pais da estudante Ândrea, de 17 anos, destacaram que a escola está sendo fundamental para a formação pessoal e profissional de sua filha. “Esta escola é tudo para nós. Tanto pelo aprendizado, como pela proposta de educação que ela oferece”, resumiu Rosane. 

 

Sobre Efasc

 

Hoje a Efasc  está localizada na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, onde ocupa uma área de 17,4 hectares cedida pelo Município. A manutenção acontece por meio de parcerias com 32 entidades, entre governo do Estado, prefeituras, empresas e famílias colaboradoras. 

 

Atualmente a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul ( EFASC) possui 98 estudantes do Ensino Médio e Técnico em Agricultura e mais 44 em processo de estágio curricular, totalizando 142 estudantes, de 11 municípios da região, sendo que 62 deles são de Santa Cruz do Sul. Os conhecimentos repassados valorizam a agricultura familiar e a produção de alimentos e contribuem para a juventude rural construir possibilidades profissionais de permanência no campo e fortalecimento da agricultura regional.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP