Estandes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem boa interação com o público durante a Oktoberfest Última atualização em, 25 de outubro de 2022

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) teve presença marcante na 37ª Oktoberfest, encerrada no último domingo (23/10). Com dois estandes instalados no Pavilhão 2 do parque onde a festa foi realizada, o órgão municipal manteve intensa interação com os visitantes durante os dias de programação.

Em um dos estandes ficou concentrado o atendimento da secretaria. No local, a estrutura para fotografias de recordação da cidade, com a inscrição “Eu amo Santa Cruz”, impressas gratuitamente no ato, foi um grande atrativo – mais de mil retratos foram feitos.

No espaço também ficou o ponto de divulgação do Banco do Povo. Coordenador do serviço, Paulo Mans recebeu, durante a festa, a visita do gerente regional para os vales do Taquari e Rio Pardo do BRDE, Marlon Bentlin. No encontro, foram feitos encaminhamentos para a criação de linhas de crédito para pequenos empreendedores dos setores de bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis cadastrados no Ministério do Turismo. Outro ponto alto para o estande da Sedet foi a visita do Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, em 21/10.

Paulo Mans destacou ainda o grande fluxo de pessoas de fora de Santa Cruz do Sul que vieram à festa. Passaram pelo estande da Sedet visitantes de estados como Santa Catarina, Paraná, Bahia e São Paulo, e de cidades como Goiânia e Recife, além de algumas excursões vindas do Uruguai e da Argentina.

Berçário Industrial – O outro espaço da Sedet durante a Oktoberfest foi o estande do Berçário Industrial. Empreendimentos instalados na incubadora de empresas do município tiveram a oportunidade de exporem seus produtos durante a festa. Uma delas foi mais longe e também adquiriu um estande inidividual, onde foi possível fazer a comercialização de produtos.

A incubada Engenho Waterjet viu na Oktoberfest a oportunidade de realizar novos negócios. A empresa familiar surgiu em Barra do Ribeiro, em 2018, e desde junho deste ano está instalada no Berçário Industrial. “Optamos por vir para Santa Cruz do Sul porque a cidade é muito estruturada e vimos o potencial de crescer aqui”, conta a sócia-proprietária Jociane Vencato Ferreira.

A empresa produz produtos em madeira, como acessórios para churrasco, placas e outros itens, fachadas comerciais e mandalas decorativas e cortes em espelho com a técnica CNC jato d”água.

A empreendedora destacou o apoio que a Prefeitura dá às empresas encubadas. “Foi o ponto chave para estarmos aqui”, avaliou. Jociane destacou que a presença no estande próprio e no espaço do Berçário renderam bons frutos para a empresa. “Os dois locais nos proporcionaram coisas muito boas”, avaliou.

Jociane enfatizou que o apoio da Administração Municipal foi o diferencial para que se instalassem em Santa Cruz do Sul. “Sinceramente, ainda não tinha visto esse modelo de negócio. Temos visibilidade aqui, graças ao suporte da Prefeitura e à estrutura da cidade”, concluiu.