Ação apresenta a reciclagem de bitucas de cigarro ao público da Oktoberfest Última atualização em, 25 de outubro de 2022

Quem entrou no Parque da Oktoberfest neste sábado (22/10), pelo portão principal, pode conhecer um pouco mais sobre uma ação ambiental desenvolvida em parceria pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, a Japan Tobacco International (JTI) e a empresa Poiato Recicla.

O grupo de voluntários da JTI, Programa Voluntários do Bem, coordenou o estande onde a atividade de conscientização sobre o descarte correto de bitucas de cigarro foi realizada, das 10h às 13h.

Iniciada em junho deste ano, a ação consiste na instalação de coletoras de bitucas de cigarro em pontos da cidade, como a Praça da Bandeira. O material é posteriormente recolhido pela Poiato e, através de processos de reciclagem, vira massa celulósica.

O empreendedor social e fundador da empresa, Marcos Robles Poiato, explica que a tecnologia desenvolvida por seu empreendimento permite extrair o odor e toda a toxicidade da bagana, acelerando a decomposição do filtro (acetato de celulose). De acordo com o empreendedor, uma bituca possui mais de 7 mil substâncias tóxicas, capazes de contaminar o solo e fontes de água, e leva até 17 anos para se decompor no meio ambiente.

A partir da transformação das bitucas em massa celulósica, é produzido papel reciclado. Conforme Poiato, em breve será possível que entidades do município tenham acesso ao material para produção de trabalhos artesanais.

A Poiato Recicla é responsável pelos serviços de coleta, limpeza e higienização das caixas, bem como pelo encaminhamento adequado dos resíduos de cigarros para a usina de tratamento de sua propriedade, onde acontece a transformação em papel e papelão.

Conforme o empreendedor, a ação na Oktoberfest foi uma intervenção educativa. “O descarte de resíduos é uma questão de hábitos. Importante a Prefeitura ter essa sensibilidade de institucionalizar um programa que vai mobilizar a população para esse fim”, avaliou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Jaques Eisenberger, a incorporação de novas tecnologias é fundamental para o tratamento de resíduos e o seu retorno à cadeia produtiva. “A prefeita Helena e o vice Elstor estão sempre preocupados em buscar novas formas de melhorar a gestão de resíduos como um todo, não somente na reciclagem de bitucas, mas também outras iniciativas que nos permitam alcançar mais resultados positivos nesta questão”, declarou.

O Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Semass, Maurício Dobke, destacou a relevância da iniciativa. “É uma ação importante, mostrando como destinar o resíduo corretamente e fechar o seu ciclo, transformando-o em algo útil”, afirmou.

Representante do grupo de voluntários, a colaboradora da JTI Rejane Goldschmidt enfatizou que a ação buscou interagir com a população, mostrando que as bitucas são recicláveis. O grupo permaneceu no estande conscientizando a população e também demonstrando alguns itens que podem se feitos a partir da reciclagem das bitucas.

“Quanto termina o cigarro, há uma decisão: jogar a bagana no chão ou dar a destinação correta”, reflete. O trabalho de reciclagem da Poiato tem garantido matéria prima para entidades fazerem diversos produtos.  “Vira renda e arte. Uma simples mudança de atitude pode transformar lixo em renda e educação”, avalia.

A ação integrou a programação da Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul.