ESF Bom Jesus marca o Outubro Rosa com sábado de atendimentos Última atualização em, 24 de outubro de 2022

As portas da ESF Bom Jesus se abriram, na manhã deste sábado (22/10), para uma ação do Outubro Rosa. A unidade municipal de saúde atendeu o público nos turnos da manhã e da tarde.

Ao longo do dia, foram feitas coletas de exame citopatológico (preventivo para o câncer de colo de útero), previamente agendadas. Além disso, estiveram disponíveis testes rápidos para hepatite B e C, HIV e sífilis, requisições para mamografia e orientações de saúde à população. Um café da manhã foi preparado para receber as usuárias.

Conforme a enfermeira Sibeli Erthal, a iniciativa foi mais uma oportunidade de atendimento à população que não pode comparecer nos horários normais de funcionamento do posto, com foco na saúde da mulher. A agenda para os exames preventivos foi montada com base no trabalho de busca ativa, com contato direto com as usuárias que estavam com a avaliação em atraso.

Sibeli alerta o público feminino para que não deixe o cuidado com a saúde de lado. Ela destaca não só a importância da realização dos exames, mas, ainda, a busca dos resultados para a adoção das medidas adequadas, quando necessário. “Sempre fica o convite para que as mulheres, de acordo com a idade prevista, venham fazer os exames, não deixem para a última hora”, declarou.

Desde que descobriu que tinha diabetes, a industriária Maria Cleonita de Figueiredo tem prestado mais atenção à própria saúde. Ela aproveitou para fazer o pré-câncer e agendar a mamografia. “Isso é uma benção, uma oportunidade que a gente tem que aproveitar”, avaliou.

Estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) atuaram fornecendo informações sobre prevenção em saúde da mulher e orientações sobre a regulação dos serviços de saúde municipais. Também houve oferta de atendimento odontológico.