Foi lançado em Santa Cruz do Sul, nesta quarta-feira, 12, no Salão Nobre do Palacinho, o 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa. O evento, que ocorrerá de 5 a 7 de dezembro, nos pavilhões do Parque da Oktoberfest, promete reunir o talento, a tradição e a força da produção gaúcha. Cerca de 280 expositores de todas as regiões do estado são esperados para esta primeira edição. Um lançamento anterior já havia sido realizado no dia 29 de outubro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
O ato contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Sérgio Moraes, o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), José Scorsatto, e o diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Alex Teichmann, além de representantes de entidades e artesãos locais.
Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul realiza um evento deste porte com foco central no artesanato e na agricultura familiar. Santa Cruz do Sul foi escolhida como sede pela estrutura, pelo perfil acolhedor do público e pela relevância cultural do município. Conforme o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, o Salão nasce com o propósito de dar protagonismo a quem, historicamente, esteve nos bastidores dos grandes eventos: os artesãos e os produtores familiares.
Em seu pronunciamento no ato de lançamento, o prefeito Sérgio Moraes destacou o papel de Santa Cruz do Sul na valorização do artesanato e da cultura local. “Quando nós chegamos à prefeitura, no início deste ano, percebemos que havia um grupo meio fechado para o artesanato aqui em Santa Cruz. E nós dissemos: ‘Santa Cruz é de todos’. Convidamos os artesãos a nos ajudar a transformar o município, quem sabe, na cidade do artesanato. E parece que tudo está se encaminhando para isso, com o trabalho do estado, do município e, principalmente, dos artesãos”, afirmou. O prefeito acrescentou que o evento reforça a vocação turística da cidade: “Se soubermos administrar com clareza e calma, vamos transformar Santa Cruz em um polo turístico logo ali na frente”.
O diretor-presidente da Fgtas, José Scorsatto, enfatizou que o evento marca uma nova fase de valorização do trabalho artesanal no Rio Grande do Sul. “Nós temos que libertar as pessoas para que tenham independência financeira. Este evento amadureceu com o tempo e hoje se tornou uma iniciativa de grande porte. Teremos cerca de 280 artesãos mostrando o potencial do artesanato gaúcho”, afirmou. Scorsatto destacou ainda o caráter permanente da iniciativa: “Não será uma política de governo, mas uma política de Estado e de município, que deve continuar independentemente de quem estiver ocupando os cargos”.
O diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Alex Teichmann, que representou o secretário Vilson Covatti, ressaltou o crescimento da comercialização do pavilhão da agricultura familiar na Oktoberfest, demonstrando a importância do setor. “Em 2024, nossa secretaria comercializou R$ 633 mil em produtos na Oktoberfest. Em 2025, foram R$ 840 mil, um aumento de 33%. Isso reflete o olhar da administração, que valoriza o pequeno produtor, dando visibilidade e oportunidade”, destacou.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, destacou o avanço do setor e o apoio da Prefeitura aos artesãos locais. “Hoje, temos cerca de 1.100 artesãos cadastrados em Santa Cruz do Sul. Quando realizamos a primeira feira, participaram pouco mais de 30 expositores. Hoje, estamos abrindo 100 vagas para o artesanato local dentro do Salão Gaúcho. Muitos desses profissionais têm no artesanato sua principal fonte de renda, e isso nos enche de orgulho”, afirmou. Albers ressaltou ainda que o evento não terá custo para o município. “Esses 250 espaços, além de toda a programação musical, não envolvem recursos públicos de Santa Cruz. Tudo foi possível por meio de parcerias e apoios”, explicou.
A artesã Silvana Hoffmann, representante do Conselho Municipal de Artesanato, emocionou o público ao destacar o significado do trabalho artesanal. “O artesanato é muito mais que um produto; é expressão da nossa cultura, da nossa história e da nossa identidade. Cada peça que criamos carrega um pedaço do nosso saber e do nosso amor pelo que fazemos”, afirmou. Ela agradeceu o apoio recebido neste ano: “Temos que agradecer muito ao prefeito Sérgio, ao secretário Douglas e a toda a equipe, porque estamos tendo um incentivo muito grande. Valorizar o artesanato é reconhecer o esforço de quem mantém viva a tradição e ajuda famílias a crescerem com dignidade e orgulho”.
O Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa é uma realização conjunta da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em parceria com as Secretarias de Estado da Cultura e de Desenvolvimento Rural, a Fgtas, a Emater/RS-Ascar e a Associação Tradicionalista Santacruzense (ATS), responsável pela organização.
Programação musical
O público poderá acompanhar uma ampla programação artística e cultural durante os três dias de evento.
Sexta-feira (05/12)
20h: show de abertura com Banda Kayana
22h: Serginho Moah e Banda
Sábado (06/12)
20h30: show regional surpresa
Domingo (07/12)
15h: Marcello Caminha
16h: Pampa Elétrico – Thiago Porto e Banda
18h: Show de encerramento com Os Fagundes
Expositores locais terão pavilhão exclusivo
Para valorizar a produção santacruzense, o evento contará com um pavilhão exclusivo para expositores de Santa Cruz do Sul. As inscrições para os residentes do município estão abertas e podem ser feitas de forma online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, localizada na Rua Marechal Floriano, nº 19, no Centro, das 7h30 às 13h30.
Os interessados em participar dos segmentos de artesanato e economia criativa podem se inscrever até esta sexta-feira, 14 de novembro, exclusivamente pelo site do Município. São 90 vagas, sendo 70 para artesanato e 20 para economia criativa. Já para flores, orquídeas e floriculturas, as inscrições seguem até a quarta-feira, 19 de novembro, com 25 vagas disponíveis.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição ou participação. Os editais e formulários de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura, na aba da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em “Editais Secult”.
Foto: Claudine Friedrich
