Saúde da mulher em foco na Praça da Bandeira Última atualização em, 17 de outubro de 2022

Diversas ações de saúde estão disponíveis na Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul, nesta quinta-feira (13/10). A iniciativa é uma realização conjunta da Secretaria de Saúde – Coordenação de Atenção Básica, da Coordenadoria da Mulher e do Hospital Ana Nery.

A mobilização está dentro das atividades do Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama, e teve como foco facilitar o acesso de servidoras públicas municipais ao exame pré-câncer. Mediante pré-agendamento, serão realizados 40 exames no Consultório Móvel do Ana Nery ao longo do dia.

Também estão sendo oferecidos, para toda a comunidade, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; vacinas contra Covid-19, influenza e poliomielite; e orientações sobre saúde bucal e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso, destacou a adesão das secretarias municipais à iniciativa. Segundo ela, a iniciativa busca propiciar às servidoras municipais um momento de atenção à própria saúde, para que possam prestar um melhor atendimento à comunidade santa-cruzense. “É uma ação de atenção básica, com promoção e prevenção de saúde”, defendeu.

A servidora da Secretaria da Educação Deili Rosa veio para realizar o pré-câncer e também aproveitou para fazer os testes rápidos. “É uma iniciativa bem positiva. Muitas vezes, no dia a dia, o tempo passa e a gente acaba não prestando atenção aos cuidados com a saúde”, comentou.